Banco de Leite do Hospital das Clínicas de Botucatu precisa de doações para reposição de estoque
23/03/2022
Banco de Leite do Hospital das Clínicas de Botucatu precisa de doações para reposição de estoque

O leite materno contém nutrientes muito importantes para os bebês internados no HCFMB, principalmente aos prematuros, recém-nascidos com baixo peso ou que tenham alergia a alguma fórmula industrializada

 

O Banco de Leite Humano (BLH), pertencente à Gerência Técnica de Nutrição e Dietética (GTND) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu (HCFMB), está com seus estoques em baixa e precisa de doações de leite materno. “Desde dezembro as doações diminuíram pela metade”, lembra a Nutricionista e Responsável Técnica da Unidade, Angélica Almeida.

Quando os estoques estão em níveis regulares a arrecadação atinge entre 50 e 60 litros de leite humano no mês. Em fevereiro o estoque do BLH fechou com 26 litros.

Segundo Angélica, para realizar a doação é necessário a doadora estar amamentando e ter leite em excedente, estar em boas condições de saúde, não ser fumante, não ser usuária de droga, não fazer uso excessivo de álcool e de medicamentos contraindicados para amamentação, não ter recebido transfusão de sangue nos últimos seis meses e não possuir sintomas gripais.

O leite humano contém nutrientes muito importantes para os bebês internados no HCFMB, principalmente aos prematuros, recém-nascidos com baixo peso ou que tenham alergia a alguma fórmula industrializada.

Quem tiver interesse em colaborar com o BLH pode entrar em contato pelos telefones (14) 3811 6410 ou 99799 8289. O BLH fornece o kit para a doadora, contendo máscara, touca, vidro esterilizado e folheto com todas as explicações da doação.  Toda semana é realizado a visita domiciliar para retirada do leite na residência da doadora.

“Seja uma doadora!”, solicita o HCFM

Por - Vinícius dos Santos


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.