De forma remota, II Conferência Municipal de Saúde Mental de Botucatu será realizada esta semana
29/03/2022
De forma remota, II Conferência Municipal de Saúde Mental de Botucatu será realizada esta semana

Foto - Divulgação

A Etapa Municipal terá o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”

 

Botucatu sedia nesta semana a fase final da Conferência Municipal de Saúde Mental (CMSMB), que tem por objetivo avaliar e formular políticas públicas para a área no município. Evento vai ocorrer de forma remota nesta quarta (30) e quinta-feira (31), das 13h às 18h, e é aberta ao público, que pode participar acessando pela internet o link:  https://conasems-br.zoom.us/j/83842028197#success

O evento municipal tem o mesmo tema da 5ª Conferência Nacional, que será realizada de 17 a 20 de maio, que é “A Política de Saúde Mental como Direito”. Dentro desse tema, a conferência defende o cuidado em liberdade e avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.

A 2ª CMSMB foi aberta em fevereiro e até o início de março promoveu pré-conferências descentralizadas sob a responsabilidade dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e de segmentos da sociedade civil, que enviaram propostas e pré-inscrições dos delegados.

O Eixo Principal será: “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, que estará dividido em 04 eixos temáticos:

  • EIXO I: cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania
  • EIXO II: gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental
  • EIXO III: política de saúde mental e os princípios do sus: universalidade, integralidade e equidade
  • EIXO IV: impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia

Os momentos previstos pela II CMSMB constituem-se na possibilidade de mobilização, reflexão e debate para a análise, avaliação e formulação de Políticas Públicas para a área da saúde mental no município e para o Território Nacional.

 

Mais informações

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 07, Vila dos Lavradores

Telefone: (14) 3811-1100


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.