Prefeitura se reúne com protetores de animais para apresentar proposta de intervenção no Canil Municipal
20/04/2022
Prefeitura se reúne com protetores de animais para apresentar proposta de intervenção no Canil Municipal

Proposta é retirar uma parte do contrato com a empresa Pirangi, que hoje gerencia o Canil, e realizar um termo de colaboração com uma Organização da Sociedade Civil para gerenciar as atividades da unidade pelos próximos meses

 

O prefeito Mário Pardini se reuniu na manhã desta quarta-feira, 20, com representantes de Organizações da Sociedade Civil da Causa Animal e protetores independentes para discutir o plano de intervenção no Canil Municipal.

A proposta do Poder Executivo é retirar uma parte do contrato com a empresa Pirangi, que hoje gerencia o Canil, e realizar um termo de colaboração com uma Organização da Sociedade Civil para gerenciar as atividades da unidade pelos próximos meses.

Também ficou acordado que haverá a criação de um Conselho Municipal da Causa e Bem Estar Animal, para que representantes possam acompanhar o tema e a transição da gestão do Canil.  Em uma semana, os representantes dos protetores irão apresentar uma proposta de intervenção no Canil Municipal.

Prefeito Mário Pardini apontou que apesar do aumento dos investimentos, da ampliação do número de castração, de a Cidade ser pioneira na chipagem de animais castrados, da reforma do Canil, e tantas outras melhorias implantadas nos últimos anos, não foi suficiente e decidiu pedir ajuda dos protetores da causa animal e Organizações da Sociedade Civil para mudar o Canil Municipal.

"Discutimos a possibilidade de um plano de intervenção no Canil Municipal. Nossa preocupação é com os animais que são atendidos no Canil e trazer os protetores para esta discussão fará com que se possa alinhar o plano de trabalho, para que os investimentos e recursos sejam aplicados de forma mais eficiente", explicou o chefe do Executivo botucatuense.

 

Vídeo polêmico

O encontro na Prefeitura foi agendado após um vídeo mostrando um funcionário do Canil Municipal de Botucatu, soltando uma cadela doente na região do Jardim Cedro que causou indignação na Cidade e muitos questionamentos nas redes sociais.

As imagens foram captadas por um munícipe que flagrou o motorista da viatura (que não teve o nome divulgado) que recolhe animais pelas ruas da Cidade e os encaminha para avaliação de veterinários, abrindo a porta do veículo para que o animal saísse e fosse abandonado. O caso está sendo avaliado pela Prefeitura Municipal.

A voluntária Luciana Ferreira, que faz parte de um grupo que visa defender a causa animal apontou que a cadela estava amedrontada e, nitidamente doente, andando arqueada, parecendo idosa, com ferimento na pata, após cair na “desova” e não poupou críticas ao fato.

“Nem sabia que o Município havia ganhado um carro para "abandonar animais". Na verdade pensávamos que ele servia para resgatar. Por mais que se fale e tente mostrar o quanto essa cidade ignora os nossos animais, ninguém dá ouvidos. Enquanto o Canil Municipal que recebe 1 milhão por ano, abandona, as protetoras se entopem de animais, pois elas têm amor por eles. Quanto mais vezes vamos ter que falar sobre esses abandonos e nada vai acontecer, quando as pessoas que carregam a bandeira da proteção animal serão realmente unidas para cobrar que o mínimo seja cumprido? Nós só temos uma palavra para tudo isso: vergonha!”, desabafou Luciana usando sua página nas redes sociais.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.