Carreta do Hemocentro Itinerante SAS Brasil estará em Botucatu entre os dias 27 a 30 de abril
21/04/2022
Carreta do Hemocentro Itinerante SAS Brasil estará em Botucatu entre os dias 27 a 30 de abril

Depois de passar pela região metropolitana de São Paulo, em 2020, e por cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal, em 2021, o banco de sangue móvel retoma a ação de volta ao estado de São Paulo
 

A SAS Brasil, startup social que leva saúde especializada a regiões de vulnerabilidade em todo o país, uniu-se à Drogaria São Paulo e à Roche, para retomar uma ação inovadora: o Hemocentro Itinerante SAS Brasil. Depois de passar pela região metropolitana de São Paulo, em 2020, e por cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal, em 2021, o banco de sangue móvel retoma a ação de volta ao estado de São Paulo.

Todas as doações realizadas nesta semana no Hemocentro itinerante serão destinadas ao Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), que é o serviço de Referência Técnica responsável por garantir a manutenção dos estoques de sangue não só do Complexo HCFMB, mas também das microrregiões do Polo Cuesta, Avaré, Jaú; entre outras, totalizando 30 municípios, 10 agências transfusionais e uma clínica privada.

Em 2020, a SAS Brasil deu início ao Hemocentro Itinerante, com o intuito de contribuir com a coleta de sangue nos hemocentros brasileiros, além de fomentar a cultura de doação de sangue no país. Naquele ano, ao longo de cerca de dois meses e meio, mais de 2,1 mil pessoas doaram, beneficiando potencialmente quase 9 mil pacientes.

Durante a campanha, a carreta foi adaptada para as doações em linha com as normas de segurança sanitária de prevenção à covid-19. Em 2021, centenas de pessoas doaram mais de 600 litros de sangue, que beneficiaram mais de 5 mil pacientes que precisam de transfusão. Em 2022, 987 pessoas já fizeram a doação de sangue e mais de 3,9 mil serão potencialmente beneficiadas. Já são 469 litros de sangue doados só neste ano. A carreta já rodou mais de 765 km em 2022. 

 

Confira o balanço

Dados totais de 2022, até o momento:

1.071 doações;

39% doaram pela primeira vez;

4.284 potencialmente beneficiadas;

509 litros de sangue coletados;

874 km rodados pela carreta.

Dados totais de 2020 a 2022 (até 11 de abril):

4.546 doações;

Mais de 18 mil pessoas potencialmente beneficiadas;

Mais de 2.100 litros de sangue coletados;

Mais de 8.200 km rodados pela carreta.

O banco de sangue móvel chega em Botucatu, de 27 a 30 de abril, com apoio do Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Sabesp, Governo do Estado de São Paulo, Polícia Militar de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Botucatu. As doações podem ser feitas das 8h às 16h, em frente à Prefeitura, ao lado da Catedral (Pç. Prof. Martinho Nogueira, Centro, Botucatu-SP), com agendamento prévio pelo site sasbrasil.org.br/hemocentro. 


Serviço

Hemocentro Itinerante SAS Brasil – Drogaria São Paulo e Roche (etapa SP)

Data: 27 a 30 de abril (quarta à sábado)

Horário: das 8h às 16h e sábado das 8h às 13h

Endereço: Em frente à Prefeitura, ao lado da Catedral (Praça Prof. Martinho Nogueira, Centro, Botucatu-SP)

Para agendar a doação é necessário acessar o site do Hemocentro Itinerante SAS Brasil.

Por - Vivian Abilio


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.