Mais três bairros receberam nebulização para combater a proliferação do mosquito da dengue
28/04/2022
Mais três bairros receberam nebulização para combater a proliferação do mosquito da dengue

Produto não é prejudicial às pessoas e animais domésticos, sendo apenas recomendado não deixar gaiolas de aves nas calçadas durante a aplicação do inseticida, que age apenas no momento da aplicação 

 

A Vigilância Ambiental em Saúde realizou na tarde desta quinta-feira, 28, a atividade de nebulização veicular em quarteirões dos bairros Vila dos Lavradores, Vila Carmelo e Recanto Azul. Ação é importante devido a casos suspeitos e confirmados nestas regiões do Município e complementará outras atividades realizadas com o objetivo de reduzir criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e interromper o ciclo de transmissão desta doença.

Para essa atividade de nebulização, não é necessário que os moradores saiam de casa, mas sim seguir algumas recomendações para que a ação do inseticida seja eficaz contra o mosquito: deixar portas e janelas abertas para que o produto possa penetrar os cômodos das edificações e não permanecer na calçada quando avistar o veículo que está pulverizando para que não ocorra a interrupção do fluxo de saída do inseticida.

O produto utilizado foi desenvolvido para as ações de saúde pública, portanto não é prejudicial às pessoas e animais domésticos, sendo apenas recomendado não deixar gaiolas de aves nas calçadas durante a aplicação do inseticida, que age apenas no momento da aplicação. A eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença é a melhor prevenção contra a dengue.

 É importante que a população procure atendimento médico ao aparecimento de sintomas característicos da doença, como: febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição, pois se houver a suspeita de dengue (ou de outra arbovirose, como a chikungunya), o caso será notificado e novas ações como essa serão feitas para quebrar o ciclo de transmissão da doença.

 

 Mais informações

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 07, Vila dos Lavradores

Telefone: (14) 3811-1100


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.