Botucatu apresenta o dobro de casos de dengue comparando o mesmo período do ano passado
02/05/2022
Botucatu apresenta o dobro de casos de dengue comparando o mesmo período do ano passado

Cada morador deve fazer sua parte, observando seu quintal à procura de objetos que possam acumular água da chuva, além de vistoriar calhas, caixa d’água e bebedouros de animais domésticos

 

Reportagens apontam que muitas cidades da região registram casos expressivos de dengue. Cidades menores que Botucatu como Tupã e Garça, já somam 800 e mais de mil casos confirmados, respectivamente. Um pouco mais distante, Araraquara, já ultrapassou os 5 mil casos.

Sobre esta doença, o prefeito Mário Pardini destaca que Botucatu, assim como nos últimos anos, tem médias 5, 6 vezes menores do que as cidades ao redor, graças a um trabalho de conscientização para a limpeza de terrenos feita pela Zeladoria Municipal, e especialmente as visitas casa a casa dos agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde, que auxiliam nossa população sobre os cuidados necessários para evitar a dengue.

“Mesmo com apenas 113 casos confirmados em Botucatu, esse número já é o dobro de todo o ano passado. Número este que também é influenciado pelas cidades vizinhas. Por isso precisamos continuar sendo vigilantes, cuidando dos nossos quintais, retirando qualquer material que acumula água da chuva e nos atentando para a limpeza de pratos de plantas, bebedouros de animais domésticos, ralos e calhas, para que não se tornem criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue”, orienta o prefeito.

 

Nebulização nos bairros

Como forma de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, a Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) está realizando a nebulização veicular em diferentes bairros da Cidade.

Para a realização da nebulização, a VAS orienta que os moradores saiam de casa e adotem algumas medidas recomendadas pelos agentes, como deixar portas e janelas abertas para que o produto chegue a todos os cômodos das casas. Também é orientado que os moradores não permaneçam na calçada quando avistar o veículo que está pulverizando, para que não ocorra a interrupção do fluxo de saída do inseticida.

A Prefeitura ainda esclarece que a nebulização veicular é apenas uma das estratégias no combate a dengue. Eliminar os criadouros do mosquito é essencial e imprescindível para cortar o ciclo de evolução do Aedes aegypti.

Cada morador deve fazer sua parte, vistoriando seu quintal à procura de objetos que possam acumular água da chuva. Além de eliminar a água, a VAS orienta que os moradores vistoriem calhas, caixa d’água e bebedouros de animais domésticos.

E em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição, pois se houver a suspeita de dengue (ou de outra arbovirose, como a Chikungunya) procure uma unidade de saúde e não se automedique.

 

Mais informações

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 07, Vila dos Lavradores

Telefone: (14) 3811-1100


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.