Sindicato pede reintegração de coletor de lixo demitido por brincar durante jornada de trabalho
13/05/2022
Sindicato pede reintegração de coletor de lixo demitido por brincar durante jornada de trabalho

Sindicato aponta que caso a reintegração do coletor não seja efetivada imediatamente pela empresa, informa, desde já, a imediata paralisação das atividades da empresa, a partir das zero horas da próxima segunda-feira

 

O Sindicato Específico dos Empregados nas Empresas de Limpeza Urbana,  Áreas Verdes, Limpeza e Conservação (SIEMACO), sediada em Sorocaba e representante da respectiva classe trabalhadora, encaminhou um ofício à empresa Corpus Saneamento e Obras Ltda, que presta serviço de limpeza urbana em Botucatu que demitiu o coletor Vitor Henrique Celestino, por causa de uma brincadeira durante jornada de trabalho. O caso ganhou repercussão nacional.

“Após supostamente ter feito brincadeira de escolta armada para durante a coleta e um outro cidadão ter gravado e postado em redes sociais, optou a empresa, de forma punitiva irresponsável, arbitrária, desumana e, acima de tudo, ilegal, por dispensar o trabalhador, pai de família, impedindo o mesmo de continuar levando sustento ao seu lar”, coloca o sindicato.

E continua: “O SIEMACO entende que a conduta da empresa foi deveras arbitrária, injusta, irresponsável, agressiva, imoral, levando-se em consideração se tratar de categoria já tão desprezada pela sociedade, e, portanto, requer-se a imediata reintegração do coletor Vitor Henrique Celestino, ao seu posto de trabalho”.

E complementa: “Caso a reintegração do coletor não seja efetivada imediatamente pela empresa, informa, desde já, a imediata paralisação das atividades da empresa, a partir das zero horas do próximo dia 16 (segunda-feira), com fundamento no artigo 9º da Constituição Federal e a Lei nº 7.783/89”.

 

Relembrando o caso

O vídeo do coletor de lixo Vitor Celestino, 30, que trabalhava há dez meses no Grupo Corpus, em Botucatu e foi demitido por ter feito uma brincadeira durante o expediente que repercutiu no Brasil e continua sendo notícia em diferente meios de comunicação.

Na cena, ele aparece segurando um cano de papelão, olhando para os lados em alerta enquanto o colega de trabalho busca sacolas de lixo em uma calçada para colocar no veículo, Ele diz que não se lembra do dia em que a gravação foi feita — e nem sequer viu que estava sendo gravado. A demissão ocorreu logo após o vídeo fazer sucesso no TikTok. Quem viu as imagens foi a mulher dele, que chegou a conversar com a autora da publicação.

Vitor é pai de 5 filhos — um bebê de 4 meses, três meninas de 3, 8 e 9 anos e um adolescente de 14 anos. Ele conta que, antes de trabalhar como coletor de lixo, atuava na montagem de lanches, como chapeiro e não esperava que a brincadeira terminasse com a demissão.

O Grupo Corpus confirmou que Vitor já não faz mais parte do quadro da empresa "por descumprimento das instruções de trabalho ao não agir de acordo com as regras de segurança laboral, ele colocou em risco a sua integridade física e dos demais coletores", diz comunicado. A empresa ainda afirmou que a cena viola o Código de Integridade e Ética, que é assinado por todos os funcionários logo após a contratação.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.