Botucatu vai vacinar com segunda dose de reforço contra covid-19 população acima de 18 anos
22/06/2022
Botucatu vai vacinar com segunda dose de reforço contra covid-19 população acima de 18 anos

Para tomar a dose de reforço, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde na data disponível para sua faixa etária, portando documento de identificação com foto o cartão de vacina da covid-19, comprovando que já tomou as 3 doses anteriores

 

Botucatu será pioneira, mais uma vez, na vacinação contra a covid-19 para população a partir dos 18 anos. Nesta semana o Ministério da Saúde já autorizou a vacinação a partir dos 40 anos e, além desse público, a Prefeitura irá baixar as faixas etárias, disponibilizando a segunda dose de reforço (4ª dose) para pessoas a partir dos 18 anos.

A imunização ocorrerá conforme Nota Técnica da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Tratamento de covid-19 de Botucatu, que recomenda a ação como prevenção ao aumento de casos da doença na Cidade e a incremento a resposta imune da população. A vacinação estará condicionada ao recebimento de doses de vacina pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) XVI Botucatu, do Governo do Estado de São Paulo.

A ação ocorrerá seguindo um calendário por faixa etária. A imunização começa no próximo sábado, 25, quando todas as unidades de saúde estarão abertas das 8 às 16 horas para vacinar pessoas a partir dos 40 anos. Na sequência, a vacinação ocorrerá de acordo com a Nota Técnica com as considerações (quadro abaixo).

 “Botucatu foi pioneira com a vacinação em massa da população em maio, agosto e dezembro de 2021, saindo à frente do País. E como já sabemos que com o passar dos meses, a produção de anticorpos vai diminuindo, precisamos garantir a proteção de toda a população com as doses adicionais”, destacou o prefeito Mário Pardini.

Para tomar a dose de reforço, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde na data disponível para sua faixa etária, portando documento de identificação com foto o cartão de vacina da covid-19, comprovando que já tomou as 3 doses anteriores. O intervalo entre as doses deve ser, de pelo menos, 4 meses.

Pessoas com sintomas gripais ou que tenham contraído covid-19, devem aguardar 30 dias após os sintomas para se imunizar.

As unidades de saúde de Botucatu estarão vacinando de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, e a Sala de Vacina Noturna (no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores) abre de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h30.

 

Outros públicos

A vacina de covid-19 está disponível para outros públicos também. Pessoas acima de 50 anos já podem se imunizar com a segunda dose de reforço (4ª dose).

Pacientes imunossuprimidos podem se imunizar com a terceira dose de reforço (5ª dose) e crianças a partir dos 12 anos podem tomar a primeira dose de reforço (3ª dose).

 

Informações

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores

Telefone: 3811-1100

                                                                                                    NOTA TÉCNICA

Aplicação da segunda dose de reforço (QUARTA DOSE) de vacinas contra a COVID-19 em indivíduos com 18 anos de idade ou mais.

CONSIDERAÇÕES

Considerando a NOTA TÉCNICA n º 01/2022 da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Tratamento da COVID-19 do Município de Botucatu/SP, de 31/01/2022. 2.2-

Considerando a NOTA TÉCNICA n º 02/2022 da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Tratamento da COVID-19 do Município de Botucatu/SP, de 23/05/2022. 2.3-

Considerando a identificação de redução da efetividade das vacinas contra a COVI D-19 com o passar do tempo, a partir de 3 a 4 meses de sua aplicação e de forma mais evidente após 5 meses.

Considerando a possibilidade de incremento da resposta imune com doses adicionais de vacinas contra a COVID- 19;

Considerando o aumento da transmissão e de casos identificados de COVID-19 no município de Botucatu no presente mês.

Considerando medidas de intensificação da vacinação em diversos países, tais como a antecipação da aplicação da dose de reforço e adoção de esquemas extraordinários de vacinação contra a COVID-19, em decorrência da disseminação de novas cepas da Variante Ômicron.

Considerando, em um cenário de transmissão elevada causada pela variante Ômicron, a necessidade de se assegurar os maiores níveis de proteção da população. 2.8- Considerando que o avanço da vacinação contra a COVID-19 no Brasil se traduz em ganhos para a saúde pública, com redução significativa na ocorrência de casos graves e óbitos pela COVID-19. PREFEITURA MUNICIPAL DE BOTUCATU 2.9-

Considerando, frente ao cenário epidemiológico atual de disseminação da variante Ômicron, a necessidade premente de se adotar mudanças nas estratégias de vacinação em toda a população, uma vez que existe uma tendência a redução da efetividade das vacinas contra a COVID-19 com o passar do tempo, inclusive após meses da aplicação da dose de reforço

Considerando que diversos países têm recomendado estratégias vacinais e intervalos distintos com base na situação epidemiológica, disponibilidade de vacinas e surgimento de novas variantes de preocupação.

Considerando que o município de Botucatu vem adotando estratégias pioneiras de enfrentamento da pandemia de COVID-19, em particular em função da realização do estudo de efetividade da vacina da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz no município, em parceria entre a Prefeitura Municipal de Botucatu, HCFMB/UNESP, Universidade de Oxford, Fundação Gates, CNPQ e Ministério da Saúde.

Considerando que, em decorrência da estratégia de vacinação em massa concentrada em um único dia, adotada por ocasião da primeira e segunda doses da vacina no referido estudo clínico e para a dose de reforço (TERCEIRA DOSE), as etapas de vacinação vem ocorrendo de maneira acelerada no município em relação ao calendário nacional, o que faz com que os prazos para a introdução de novos grupos ou novas estratégias ocorram de modo mais prematuro no município.

Considerando que, na esteira do estudo clínico realizado no murncIpI0, informações obtidas a partir da adoção de estratégias pioneiras podem auxiliar no embasamento de novas políticas públicas de enfrentamento à COVID-19.

O presente Comitê recomenda:

a) Que o município de Botucatu adote esforços para antecipar a aplicação da segunda dose de reforço (QUARTA DOSE) para todas as pessoas com 18 anos de idade ou mais.

b) Que sejam empregadas as vacinas da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer) ou de vetor virai (AstraZeneca ou Janssen), conforme disponibilidade.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.