Saúde começa vacinação contra covid-19 para maiores de 30 anos nesta segunda-feira
01/07/2022
Saúde começa vacinação contra covid-19 para maiores de 30 anos nesta segunda-feira

Vacina está disponível em todas as unidade de saúde do município, entre às 8 e 16h30 e na Sala de Vacinação Noturna, que funciona no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores, de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h30

 

A partir desta segunda-feira, 04, todas as unidades começarão a vacinação com a segunda dose de reforço (4ª dose) pessoas a partir dos 30 anos. Botucatu foi a primeira cidade do País a baixar a faixa etária a receber as doses de reforço. Na próxima semana, a partir do dia 11 de julho, a vacinação será destinada a pessoas acima dos 18 anos.

A imunização antecipada ocorrerá conforme Nota Técnica da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Tratamento de Covid-19 de Botucatu, que recomenda a ação como prevenção ao aumento de casos da doença na Cidade e a incremento a resposta imune da população. A vacinação estará condicionada ao recebimento de doses de vacina pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) XVI Botucatu, do Governo do Estado de São Paulo.

A vacina está disponível em todas as unidade de saúde do município, entre às 8 e 16h30 e na Sala de Vacinação Noturna, que funciona no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores, de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h30.

 

Quem pode se vacinar?

Para tomar a dose de reforço, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde na data disponível para sua faixa etária, portando documento de identificação com foto o cartão de vacina da Covid-19, comprovando que já tomou as 3 doses anteriores.

O intervalo entre as doses deve ser, de pelo menos, 4 meses. Pessoas com sintomas gripais ou que tenham contraído Covid-19, devem aguardar 30 dias após os sintomas para se imunizar.

 

Outros públicos

A vacina de Covid-19 está disponível para outros públicos também. Pessoas acima de 40 anos já podem se imunizar com a segunda dose de reforço (4ª dose).

Pacientes imunossuprimidos podem se imunizar com a terceira dose de reforço (5ª dose) e crianças a partir dos 12 anos podem tomar a primeira dose de reforço (3ª dose).

 

Informações

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores

Telefone: 3811-1100

                                                                                                  NOTA TÉCNICA

Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Tratamento da COVID-19 do Município 

 

TEMA

 Aplicação da segunda dose de reforço (QUARTA DOSE) de vacinas contra a COVID-19 em indivíduos com 18 anos de idade ou mais.

 

CONSIDERAÇÕES

1 - Considerando a NOTA TÉCNICA n º 01/2022 da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Tratamento da COVID-19 do Município de Botucatu/SP, de 31/01/2022.

2 - Considerando a NOTA TÉCNICA n º 02/2022 da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Tratamento da COVID-19 do Município de Botucatu/SP, de 23/05/2022.

3 - Considerando a identificação de redução da efetividade das vacinas contra a COVID-19 com o passar do tempo, a partir de 3 a 4 meses de sua aplicação e de forma mais evidente após 5 meses.

4 - Considerando a possibilidade de incremento da resposta imune com doses adicionais de vacinas contra a COVID- 19;

5 - Considerando o aumento da transmissão e de casos identificados de COVID-19 no município de Botucatu no presente mês.

6 - Considerando medidas de intensificação da vacinação em diversos países, tais como a antecipação da aplicação da dose de reforço e adoção de esquemas extraordinários de vacinação contra a COVID-19, em decorrência da disseminação de novas cepas da Variante Ômicron.

7 - Considerando, em um cenário de transmissão elevada causada pela variante Ômicron, a necessidade de se assegurar os maiores níveis de proteção da população.

8 - Considerando que o avanço da vacinação contra a COVID-19 no Brasil se traduz em ganhos para a saúde pública, com redução significativa na ocorrência de casos graves e óbitos pela COVID-19. PREFEITURA MUNICIPAL DE BOTUCATU

9 - Considerando, frente ao cenário epidemiológico atual de disseminação da variante Ômicron, a necessidade premente de se adotar mudanças nas estratégias de vacinação em toda a população, uma vez que existe uma tendência a redução da efetividade das vacinas contra a COVID-19 com o passar do tempo, inclusive após meses da aplicação da dose de reforço (TERCEIRA DOSE).

 

RECOMENDAÇÕES

1 - Considerando que diversos países têm recomendado estratégias vacinais e intervalos distintos com base na situação epidemiológica, disponibilidade de vacinas e surgimento de novas variantes de preocupação.

2 - Considerando que o município de Botucatu vem adotando estratégias pioneiras de enfrentamento da pandemia de COVID-19, em particular em função da realização do estudo de efetividade da vacina da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz no município, em parceria entre a Prefeitura Municipal de Botucatu, HCFMB/UNESP, Universidade de Oxford, Fundação Gates, CNPQ e Ministério da Saúde.

3 - Considerando que, em decorrência da estratégia de vacinação em massa concentrada em um único dia, adotada por ocasião da primeira e segunda doses da vacina no referido estudo clínico e para a dose de reforço (TERCEIRA DOSE), as etapas de vacinação vem ocorrendo de maneira acelerada no município em relação ao calendário nacional, o que faz com que os prazos para a introdução de novos grupos ou novas estratégias ocorram de modo mais prematuro no município.

4 - Considerando que, na esteira do estudo clínico realizado no murncIpI0, informações obtidas a partir da adoção de estratégias pioneiras podem auxiliar no embasamento de novas políticas públicas de enfrentamento à COVID-19.

O presente Comitê recomenda

a) Que o município de Botucatu adote esforços para antecipar a aplicação da segunda dose de reforço (QUARTA DOSE) para todas as pessoas com 18 anos de idade ou mais.

b) Que sejam empregadas as vacinas da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer) ou de vetor virai (AstraZeneca ou Janssen), conforme disponibilidade.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.