Professor da Unesp apresenta retrato da covid-19 nos 81 municípios de São Paulo acima de 100 mil habitantes
02/08/2022
Professor da Unesp apresenta retrato da covid-19 nos 81 municípios de São Paulo acima de 100 mil habitantes

Em 2022, Botucatu apresentou a menor letalidade dentre os 81 municípios, o que decorre em grande medida do grande número de casos (alta testagem) e da qualidade da assistência prestada pelo HCFMB e Hospital da Unimed

 

Um estudo de indicadores de ocorrência de covid-19, o novo coronavírus, nos 81 municípios acima de 100.000 habitantes, feito pelo professor doutor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Antônio Luis Caldas Júnior, conjuntamente com professor João Carlos Vieira,  traz a retrospectiva de 7 meses com base nos dados divulgados pelo Centro Epidemiológico do Estado de São Paulo. Os dados são padronizados por 100 mil habitantes e comparáveis.

São os 3 indicadores mais usados em epidemiologia.

 

MORTALIDADE (nº de óbitos/100.000 habitantes).

É o indicador mais fidedigno para comparações,  pois têm por base os óbitos, evento objetivo e, sem sub-registro sujeito a menores erros, destacando-se o erro local de residência do falecido. De acordo com Caldas, a mortalidade expressa o risco de óbito, ou seja, a chance de uma pessoa da população morrer no período. Em 2022, Botucatu está na média do estado no quesito mortalidade, na posição 44 dentre 81 municípios.

 

INCIDÊNCIA (nº de casos novos/100.000 habitantes).

Sofre forte influência de sub-registro, pois depende da procura e disponibilidade de testes e de sua notificação quando positivo. O sub-registro cresceu muito, em 2022, com a disseminação dos autotestes ou do abandono dos testes em casos menos graves. Em 2022, Botucatu apresentou a maior incidência de covid-19 dentre os 81 municípios, número altamente influenciado pela alta oferta de testagem.

 

LETALIDADE (% de óbitos entre os casos positivos).

Este indicador sofre forte influência do maior ou menor sub-registro casos (o de óbitos é mais real como visto). Deve ser usado com muita cautela em estudos ou argumentos comparativos. Em 2022, Botucatu apresentou a menor letalidade dentre os 81 municípios, o que decorre em grande medida do grande número de casos (alta testagem) e da qualidade da assistência prestada pelo HCFMB e Hospital da Unimed.

“Os dados estão aí para quem queira, ver, discutir, interpretar e divulgar”, coloca Caldas.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.