Ato Comemorativo dos 200 anos da Maçonaria no Brasil será realizado em Botucatu
05/08/2022
Ato Comemorativo dos 200 anos da Maçonaria no Brasil será realizado em Botucatu

Estará presente no encontro o grão mestre do Grande Oriente do Brasil,  soberano Muccio Bonifácio Guimarães

 

O bicentenário do Grande Oriente do Brasil,  mais antiga associação de lojas maçônicas no país, foi celebrado em sessão solene do Congresso Nacional

 

No próximo dia 8, maçons de diferentes cidades do Estado de São Paulo estarão reunidos em Botucatu para o Ato Comemorativo dos 200 anos da Maçonaria no Brasil. O encontro será na sede do Espaço Daruma, a partir das 19 horas. Na ocasião, também serão condecoradas lojas.

Um curiosidade é que entre as 10 lojas maçõnicas de Botucatu a mais antiga é a Guia Regeneradora, instalada no centro da Cidade e tem 147 anos de existência. Foi  através dela que outras lojas vieram a se instalar na Cidade e região. Lembrando que Botucatu tem 169 anos.

Estarão presentes o grão mestre do Grande Oriente do Brasil - soberano Muccio Bonifácio Guimarães; o presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa Maçônica, sapientíssimo Aquariano Biter Leão e a presidente nacional da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Jussiane Lopes Bonifácio Guimarães, que irão dar entrevista à imprensa local, para falar um pouco sobre o trabalho da Maçonaria no Brasil.

Vale destacar que o bicentenário do Grande Oriente do Brasil (GOB) - mais antiga associação de lojas maçônicas no país - foi celebrado em sessão solene do Congresso Nacional. Na ocasião o grão-mestre geral do Grande Oriente do Brasil, Múcio Bonifácio Guimarães, disse que já era planejado há um ano que essa seria uma das mais memoráveis sessões em homenagem à organização.

“Ao comemorar os 200 anos do GOB estamos comemorando os 200 anos da maçonaria brasileira. Estamos percorrendo talvez, se não na institucionalização, mas pelo sentimento participativo, a construção de uma unidade maçônica única e indivisível no Brasil”, disse.

Para Guimarães, os ciclos históricos mostram e pontuam os caminhos e as análises que os brasileiros devem percorrer. “Tenho perfeita consciência como acredito, todos nós maçons, que os eventos de 1927 e de 1973, com o surgimento das outras duas potências regulares, que estão conosco ombreando hoje os destinos da maçonaria brasileira, foram acontecimentos importantes para mostrar o pluralismo de ideias e a vontade de acertar e a vontade de trabalhar em favor do Brasil. E é isso que tem como reflexo, sobretudo esse momento histórico, que é gratificante para nós todos e que nos emociona”.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.