Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Vila dos Lavradores, vai restaurar seu órgão de tubos
17/08/2022
Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Vila dos Lavradores, vai restaurar seu órgão de tubos

De acordo com o pároco, padre José Hergesse, restaurar e reativar o instrumento musical que se acha sem uso há quatro décadas, vale a pena para favorecer e valorizar o canto nas celebrações litúrgicas

 

Para preparar a festa de seu primeiro centenário que transcorre em setembro de 2023, entre outras iniciativas, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da Vila dos Lavradores, deu início ao projeto de restauração de seu órgão de tubos.

De acordo com o pároco, padre José Hergesse, restaurar e reativar o instrumento musical que se acha sem uso há quatro décadas, vale a pena para favorecer e valorizar o canto nas celebrações litúrgicas.

Conhecedor e amante da música sacra e erudita, o papa emérito Bento XVI destacou, numa entrevista, que “o órgão é considerado, desde sempre e com razão, como o rei dos instrumentos musicais, pois ele abarca todos os sons da criação e faz ressoar a plenitude dos sentimentos humanos, da alegria à tristeza, do louvor ao pranto. Ademais, ao transcender, como toda música de qualidade, a esfera humana, ele remete ao divino”.

A recuperação do órgão será confiada à Der OrgelKlang, empresa gaúcha especializada, com sede em Porto Alegre, que programa a execução dos serviços entre outubro de 2022 e agosto de 2023. O custo total será de R$ 350 mil, a serem pagos em dez parcelas de R$ 35 mil. Para tanto, o diretor da empresa, Edson Groth, já comunicou que cuidadosamente desmontará, transportará e armazenará o órgão para, ao final das obras de restauro, novamente montá-lo na Matriz do Sagrado Coração de Jesus.

“Acredito que vale a pena o trabalho de restauração desse órgão de tubos. A paróquia, na festa do seu centenário, e a cidade de Botucatu, como expressão de arte e beleza, merecem este presente”, declarou o arcebispo metropolitano, dom Maurício Grotto de Camargo.

 

Contribuições – Quem desejar contribuir com essa iniciativa de caráter cultural, o meio é entrar em contato na secretaria paroquial, que atende na Praça Virgínio Lunardi. O telefone é (14) 3882-0297 e o e-mail: secretaria@scjbotucatu.com.br. Outra maneira direta é via pix para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, CNPJ 45.424.520/0027-07.

(Colaborou Gesiel Júnior)


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.