Projeto do HCFM, da Unesp de Botucatu, é finalista em prêmio latino-americano de inovação em Saúde
14/05/2023
Projeto do HCFM, da Unesp de Botucatu, é finalista em prêmio latino-americano de inovação em Saúde

Dr. Luis Gustavo Modelli de Andrade, responsável pelo Serviço de Transplante Renal do HCFMB, assina a autoria do projeto

Prêmio Euro visa incentivar, em 17 países da América Latina, soluções que contribuem, direta ou indiretamente, para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas

 

O projeto “Machine Learning para Transplante (ML4Tx)”, iniciativa do Laboratório de Ciências de Dados (LabData), pertencente ao Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), está entre os 60 finalistas do Prêmio Euro Inovação na Saúde da América Latina, na categoria “Inovação Tecnológica Aplicada à Saúde”.

Dr. Luis Gustavo Modelli de Andrade, responsável pelo Serviço de Transplante Renal do HCFMB, assina a autoria do projeto que tem, por objetivo, prever o tempo de espera em lista para transplante renal a partir do desenvolvimento de um modelo de Machine Learning (aprendizado de máquina, em inglês), com a base de dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). “Esta informação é fundamental para o médico/paciente planejar os recursos e terapia enquanto aguarda pelo transplante de rim”, aponta.

Em sua segunda edição no Brasil, o Prêmio Euro visa incentivar, em 17 países da América Latina, soluções que contribuem, direta ou indiretamente, para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Após a análise de mais de 800 projetos na fase inicial, serão selecionados, dentre os finalistas, 12 vencedores por categoria e um campeão geral.

A votação será até o dia 28 de junho de forma online, pelo site https://premioeuro.com/, e é restrita a médicos com registro ativo no Conselho Regional de Medicina (CRM). “A participação de todos é fundamental para o sucesso deste projeto e, em nome da equipe envolvida, agradecemos pelo apoio”, finaliza Juliana Machado Rugolo, Diretora do DGAA.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.