Centenas de alunos e 42 empresas participam da V Feira de Oportunidades da FMVZ de Botucatu
24/05/2023
Centenas de alunos e 42 empresas participam da V Feira de Oportunidades da FMVZ de Botucatu

O objetivo do evento é ajudar os alunos a estreitar seu contato com empresas privadas e instituições e mais de 700 alunos das duas Faculdades se inscreveram para o evento que, neste ano, contou com a participação das empresas



A quinta edição da Feira de Oportunidades, realizada conjuntamente por Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, aconteceu no dia 24 de maio.

O objetivo do evento é ajudar os alunos a estreitar seu contato com empresas privadas e instituições. Mais de 700 alunos das duas Faculdades se inscreveram para o evento que, neste ano, contou com a participação de 42 empresas. A Feira foi realizada em formato híbrido. No período da manhã, as atividades foram realizadas presencialmente nas salas das centrais de aulas de FCA e FMVZ, na Fazenda Lageado. No período da tarde as palestras aconteceram on line pelo Google Meet.

Na abertura da Feira, o professor Dirceu Maximino Fernandes, diretor da FCA, comentou: “Esse evento é resultado de uma parceria profícua entre FCA e FMVZ. Agradecemos muito as 42 empresas ou entidades envolvidas, que estão oferecendo oportunidades para que nossos alunos tenham acesso a informações que são muito pertinentes. Muitas vezes nossos alunos nos perguntam sobre oportunidades de estágios, de vivência. Hoje é o grande momento para que eles saibam esses caminhos. Esperamos que essa interação entre alunos e empresas seja proveitosa, gerando bons frutos. Por fim, agradecemos toda a equipe organizadora que trabalhou para que essa Feira acontecesse”.

O professor Mario de Beni Arrigoni, vice-diretor da FMVZ, também falou sobre a importância do evento. “Uma das missões da universidade é proporcionar oportunidades. Isso se concretiza nesse evento, já tradicional no nosso câmpus. A Unesp mostra constantemente para a sociedade que o ensino público gratuito e de qualidade traz frutos, na forma de profissionais cada vez mais capacitados. Esse contato dos alunos dos nossos vários cursos com as empresas constitui um espaço privilegiado de interação. Para os alunos, é o momento de serem iniciadas suas redes de comunicação e relacionamentos. Esse evento, portanto, a semente da integração. Destaco e agradeço o empenho dos diversos setores das nossas faculdades na realização dessas ações complementares, tão importantes para a formação dos nossos alunos”.

O professor Antonio Ismael Inácio Cardoso, presidente da Comissão Organizadora da Feira agradeceu a equipe que trabalho na organização do evento e comentou: “Programamos várias atividades, com a participação das empresas, incluindo a presença de vários ex-alunos nossos trazendo suas experiências. É uma oportunidade para que os estudantes façam contato e tirem dúvidas sobre estágios e processos seletivos”.

De maneira geral, o corpo docente de FCA e FMVZ reconhece na Feira de Oportunidades um evento que soluciona uma possível lacuna na formação dos alunos, especialmente no que diz respeito a aspectos que vão além da sólida formação técnica oferecida pela universidade.

“É um evento muito importante porque inclui estudantes de todos os anos. Os alunos dos primeiros anos já vão ficando antenados em montar sua rede social profissional, aumentando seu networking. Eles também se motivam, por perceberem que grande parte dos palestrantes são ex-alunos nossos que estão empregados em bons postos nas empresas. Outro lado importante é que eles podem conhecer áreas que, às vezes, não estão expostas em seus currículos, pelo contato com empresas que atuam em áreas do mercado que eles nem sabem que existe. Além de ampliar os horizontes de escolhas, eles podem se preparar para o futuro, aprendendo a preparar currículos ou como se portarem em entrevistas de emprego, por exemplo”, analisa o professor José Carlos de Figueiredo Pantoja, do Departamento de Produção Animal e Medicina Veterinária Preventiva da FMVZ.

Vice-chefe do Departamento de Ciência Florestal, Solos e Ambiente da FCA, o professor Silvio Carlos Santos Nagy concorda com seu colega da FMVZ. “A Feira é uma grande chance para que nossos alunos, futuros profissionais, entrem em contato com as empresas que sempre colaboram conosco e que trazem oportunidades que serão importantes na sua formação. Muitas dessas empresas acabam contratando nossos egressos em razão desses contatos que são mantidos. Trazer essas empresas para dentro do câmpus, preenche uma lacuna que temos em nossos cursos e faz aumentar as chances de contatos para futuros estágios ou empregos”.

Os representantes das empresas concordam com os docentes na avaliação sobre a realização de eventos com o mesmo enfoque da Feira de Oportunidades. “É de extrema importância a iniciativa de aproximar as empresas dos futuros profissionais. Hoje, inserido no mercado, quero pessoas boas e capacitadas no meu time. A FCA e a FMVZ estão entre as instituições mais importantes no Brasil e também em nível internacional e sabem a necessidade que os alunos têm de ter esse contato com as empresas”, comenta Pedro Ricardo, egresso do curso de Engenharia Agronômica da FCA e atualmente representante de Desenvolvimento de Clientes na Stoller do Brasil. “Quando era aluno, eu não sabia como funcionavam os processos seletivos, o que realmente as empresas buscam. No caso da Agronomia, é uma área vasta, com várias áreas de atuação e os jovens podem ficar um pouco perdidos ou indecisos. Essa explicação das empresas sobre como elas trabalham, quais são seus valores, o que elas buscam, é importantíssimo para o crescimento dos jovens profissionais e, claro, também para as empresas que buscam pessoas capacitadas”.

A médica veterinária Vanessa Geraldo Honório, gerente técnica de Pecuária na MSD Saúde Animal, concorda que os dois lados ganham com essa aproximação. “Essa inciativa da FMVZ e da FCA é fundamental, porque o mercado de trabalho é amplo, com diferentes áreas de atuação para os profissionais, mas ele também é competitivo. Não dá para a universidade pensar em formar um técnico sem ter preparo para o mercado. Esse direcionamento vai auxiliar em muito o futuro desses estudantes. Essa oportunidade dada aos alunos para fazer contatos e já ir entendendo as demandas do mercado, conversando com profissionais, acrescenta para todos. Nós, representantes das empresas, também nos beneficiamos porque precisamos estar próximos da universidade para entender o perfil das novas gerações e como se dá a preparação desses profissionais, até para podermos proporcionar a eles o complemento correto para a sua formação. Temos inciativas dentro da MSD direcionadas para o profissional do amanhã. É, portanto, uma relação complementar que se estabelece”.

Por – Sergio Henrique Santa Rosa


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