Médica do Hospital das Clínicas de Botucatu faz explanação sobre o Dia Mundial sem Tabaco
31/05/2023
Médica do Hospital das Clínicas de Botucatu faz explanação sobre o Dia Mundial sem Tabaco

Segundo pesquisa, o país alcançou uma das quedas mais significativas da prevalência do tabagismo no mundo: uma diminuição de quase 70% entre adultos com idade igual ou superior a 20 anos, de 1990 a 2017 (de 35,3% para 11,3%)

 

A Pesquisa Covitel 2022, da Vital Strategies e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), trouxe importantes dados sobre a prevalência do consumo de cigarros industrializados, eletrônicos e narguilé entre adultos acima de 18 anos no Brasil.

Segundo o relatório, o país alcançou uma das quedas mais significativas da prevalência do tabagismo no mundo: uma diminuição de quase 70% entre adultos com idade igual ou superior a 20 anos, de 1990 a 2017 (de 35,3% para 11,3%). De acordo com a médica pneumologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Drª. Suzana Tanni, “a prevalência maior ainda é dos homens”.

A pesquisa avaliou 9.004 indivíduos, amostra que corresponde a 134 milhões de brasileiros com idade igual ou superior a 18 anos. “Se considerarmos os últimos controles epidemiológicos de tabaco, estamos numa queda contínua”, lembra Drª. Suzana

 

Cigarros eletrônicos e Narguilés

Os números da pesquisa também apontam para o crescimento do consumo de cigarros eletrônicos e narguilé. Os pesquisadores evidenciam a preocupação “com os adultos jovens na faixa etária de 18 a 24 anos, que tiveram a maior prevalência de experimentação de cigarro eletrônico/narguilé entre todos os adultos”.

Segundo a médica do HCFMB, “no cigarro eletrônico não é a nicotina da folha do tabaco que é utilizada. São sais de nicotina produzidos quimicamente. A potência de ação do sal de nicotina é muito mais rápida que o tabaco”, explica. A prevalência de consumo atual de cigarros industrializados foi de 12,2%, a de uso de cigarro eletrônico foi de 7,3%, e a de uso de narguilé foi de 7,3%.

“Devemos sempre alertar sobre os malefícios relacionados a tecnologias que possam estar sendo mascaradas como inofensivas. Os dispositivos eletrônicos para fumar (ilegalmente comercializados no Brasil), muitas vezes adquiridos como isentos de produtos tóxicos ou de nicotina, podem explodir, causar incêndios e afetam também às pessoas que não fumam diretamente. O alerta é essencial para que os responsáveis de crianças e adolescentes sejam educados para que este tipo de consumo seja evitado, pois a indústria do tabaco está no foco para atração delas”, finaliza Drª Suzana.

 

Programa Inspire

Pesquisadores do Serviço de Pneumologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, lançaram, no início de 2023, o Programa “INSPIRE Saúde Respiratória”, iniciativa que visa rastrear, informar, monitorar e educar pessoas que apresentem ou possam apresentar problemas respiratórios, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e o Câncer de Pulmão.

Com aproximadamente 150 atendimentos em três meses, as ações tem buscado avaliar os sistemas respiratórios por meio do atendimento médico especializado e mensurar, a partir de questionários técnicos, a qualidade de vida, o nível de exposição ao tabaco, o perfil de alimentação e o grau de fragilidade física dos pacientes.

A próxima edição do Inspire, na Função Pulmonar do HCFMB, está prevista para o dia 24 de junho e ainda possui vagas abertas. Para obter mais informações e realizar o agendamento, é necessário entrar em contato com o serviço pelo WhatsApp (14) 99756-4525.

Por – Vinicius dos Santos


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.