Escola de Educação em Saúde do Hospital das Clínicas de Botucatu é oficialmente credenciada
01/06/2023
Escola de Educação em Saúde do Hospital das Clínicas de Botucatu é oficialmente credenciada

Proposta é apoiar o desenvolvimento de profissionais e estudantes da área de saúde, contribuindo com o SUS e entregando profissionais em quantidade e capacitados para atender a demanda da região

 

A Escola de Educação em Saúde (EES), iniciativa que ampliará as ofertas de cursos oferecidos no âmbito do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e contribuir para a formação, atualização e aperfeiçoamento de seus profissionais, foi oficialmente credenciada neste mês de maio.

As ações para o início dos cursos de especialização já estão em andamento e devem ser iniciados em breve. “A Escola de Educação em Saúde vem para formar profissionais qualificados, éticos e humanizados, para atender às necessidades de saúde da sociedade, com criação e aplicação de novos métodos de ensino. Estamos muito felizes em iniciar uma produção inovadora de conhecimento e estímulo à formação de pesquisadores”, diz o Diretor da EES, Professor Titular André Balbi.

 

Sobre a EES

Juliana Machado Rugolo, Diretora do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do HCFMB, explica que a iniciativa da EES é uma parceria entre Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), HCFMB e FAMESP. “A proposta é apoiar o desenvolvimento de profissionais e estudantes da área de saúde, contribuindo com o Sistema Único de Saúde (SUS) e entregando profissionais em quantidade e capacitados para atender a demanda da região”, diz.

A EES apresenta uma proposta de ação educativa para os trabalhadores a partir de problemas encontrados na realidade dos Serviços de Saúde, correlacionando teoria e prática, além de considerar experiências individuais e comunitárias.

Para o Superintendente do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho, ocredenciamento da EES é motivo de orgulho. “A Escola se valerá da experiência obtida por todas as áreas envolvidas, ampliando e atendendo aos objetivos da educação permanente em saúde, proporcionando assim a melhoria no cuidado, na assistência e na atuação de seus profissionais”, diz.

A sede da EES será no antigo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da FAMESP, ao lado do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FMB, localizada na Chacára Butignoli s/n, Rubião Júnior.

 

Capacitação

A proposta é que o primeiro curso da EES seja o de Especialização Multiprofissional em Cuidados na Área de Álcool e Outras Drogas. A coordenação é do Prof. Dr. José Manoel Bertolote, médico psiquiatra, e tem como público-alvo profissionais da rede de atenção que atuam direta ou indiretamente com pessoas que estejam em uso de álcool ou outras drogas (médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e enfermeiros).

Com a finalidade de atender a necessidade da formação especializada nesta área, justificada pelo crescimento desta problemática social no Brasil, o Curso de Especialização em Cuidados na Área de Álcool e Outras Drogas, busca criar um espaço teórico-prático que oferecerá aos profissionais habilidades e competências para elaborar programas de prevenção, tratamento e retorno do paciente às atividades cotidianas em diferentes contextos.

A EES iniciará as atividades em sistema informatizado, com uma “secretaria escolar digital”, permitindo uma gestão sem consumo de papel para a impressão, servindo alunos, docentes e colaboradores da Instituição. Dúvidas ou mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (14) 3811.6426 – DGAA do HCFMB.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.