Importância do profissional que leva pacientes desde os leitos até o procedimento cirúrgico e vice-versa
04/06/2023
Importância do profissional que leva pacientes desde os leitos até o procedimento cirúrgico e vice-versa

Após a cirurgia, muitos pacientes reconhecem o profissional de saúde que os acompanhou durante sua estadia no hospital, tanto dentro da instituição como nas ruas da cidade

 

Na jornada da vida nos deparamos com inúmeras surpresas, desafios, alegrias e tristezas a cada passo. Quando estamos a caminho de um Centro Cirúrgico, seja para um procedimento simples ou não, diversos pensamentos ocupam nossa mente e o tempo parece se arrastar. No entanto, para os pacientes que encontram o Personagem HC desta semana, esse momento se torna mais humano e repleto de histórias para contar.

Carlos Eduardo Antunes de Almeida é Técnico de Enfermagem no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) há 8 anos. Após iniciar sua trajetória no Hospital Estadual Botucatu (HEBo), sua missão, desde 2017, é atuar no encaminhamento para o Centro Cirúrgico. “No meu dia a dia, acompanho os pacientes desde os leitos até o procedimento cirúrgico e vice-versa, entregando exames, documentos e outros materiais necessários”, explica Carlos.

Através de um aplicativo em seu celular, Carlos relata que, em um plantão, chegou a percorrer uma distância equivalente à que separa o HCFMB do distrito de Vitoriana, cerca de 28 km. “Quando comecei aqui, eu disse que não gostaria de trabalhar em um local fechado, mas sim de interagir mais com as pessoas e caminhar bastante, e estou realizado com isso”, afirma.

Enquanto percorre os corredores do hospital, o encaminhamento dos pacientes é uma das tarefas de Carlos, que se esforça para tornar esse momento menos tenso para aqueles que estão prestes a passar por um procedimento. Segundo ele, o dom de se comunicar com as pessoas foi descoberto durante seu trabalho no Centro Cirúrgico, onde encontrou sua vocação profissional.

“Por exemplo, quando chego de manhã em um quarto, ofereço um ‘bom-dia’ bem alto para que todos ouçam, me apresento ao paciente, converso e tento acalmar seu coração, dizendo que tudo vai dar certo. Acabamos compartilhando histórias, conhecendo sua família e trocando experiências desde a enfermaria até o Centro Cirúrgico, um percurso que dura cerca de 12 minutos”.

Ao longo dos anos, Carlos testemunhou uma variedade de sentimentos que surgem durante essas conversas de 12 minutos, desde momentos emocionantes até risadas contagiantes. “São histórias das mais diversas, mas procuro não absorver as dificuldades pelas quais os pacientes passam, e sim realizar meu trabalho com excelência e pensar no bem-estar de todos os seres humanos, sem distinção”.

Após a cirurgia, muitos pacientes reconhecem o profissional de saúde que os acompanhou durante sua estadia no hospital, tanto dentro da instituição como nas ruas da cidade. “Uma vez, enquanto caminhava em direção ao Centro Cirúrgico conversando com um senhor, ele me pediu para entrar na sala antes da cirurgia. Outras pessoas precisam passar por várias cirurgias e já me conhecem, ficam felizes em me ver. Houve um médico que estava internado na Urologia e, posteriormente, reconheceu-me em uma situação de trabalho. Isso é extremamente gratificante”.

Carlos deixa uma mensagem final de motivação para aqueles que desejam humanizar a forma de vivenciar o cotidiano, caminhando com serenidade e empatia. “Tudo o que fazemos com amor têm resultados maravilhosos. Mesmo diante dos desafios diários, eu deixo tudo do lado de fora e procuro enxergar o lado positivo da vida, transmitindo isso para as pessoas ao meu redor.”

Da Assessoria


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