Igrejas de Botucatu mantém a tradição de Corpus Christi com confecção de enfeites ornamentais
08/06/2023
Igrejas de Botucatu mantém a tradição de Corpus Christi com confecção de enfeites ornamentais

Os desenhos foram criados pelas próprias pastorais e na igreja de São Benedito esse enfeite foi feito no corredor principal com cobertores para serem distribuídos às famílias carentes

 

Não foram todas, mas paróquias de Botucatu como as de São Benedito, Centro; São Pio XII, na Cohab I; e Nossa Senhora Menina, na Vila Maria, realizaram os tradicionais enfeites ornamentais com temas alusivos à tradição e a fé para comemorar o Corpus Christi.

Para que isso fosse possível, as igrejas contaram com a dedicação das pastorais, que, juntamente com as comunidades efetuaram os desenhos usando os mais diferentes materiais como pó de serra tingido em cores variadas, tampas de garrafas, areia, serragem, terra, entre outros. Os desenhos foram criados pelas próprias pastorais. Na igreja de São Benedito esse enfeite foi feito no corredor principal com cobertores para serem distribuídos às famílias carentes.

 

Corpus Christi

Expressão latina que significa Corpo de Cristo é uma festa católica realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma “Festa de Guarda”, isto é, para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo. Em muitas cidades é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa.

Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas “cidades históricas”, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais. A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam, principalmente, o tema Eucaristia.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.