Seção Técnica de Laboratório de Análises Clínicas da Unesp de Botucatu completa 56 anos de história
28/06/2023
Seção Técnica de Laboratório de Análises Clínicas da Unesp de Botucatu completa 56 anos de história

Inaugurado em 1967, o setor é responsável pelo atendimento das demandas do Complexo HC e de 68 municípios que compõem a região de abrangência do Hospital. Funcionando 24 horas por dia

 

Mais do que lâminas, microscópios e tubos de ensaio: a atuação da Seção Técnica de Laboratório de Análises Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) mostra expressivos números em relação ao apoio assistencial para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Inaugurado em 1967, o setor é responsável pelo atendimento das demandas do Complexo HC e de 68 municípios que compõem a região de abrangência do Hospital. Funcionando 24 horas por dia, o Laboratório realiza exames bioquímicos, citológicos, parasitológicos, sorológicos, endocrinológicos, soro-patológicos e microbiológicos, entre outros.

Em 2022, a Seção realizou 2.371.899 exames e neste ano, até o mês de maio, já executou 1.086.211 exames, 14% a mais do que nos primeiros cinco meses do ano passado. “O Laboratório chega fortalecido aos seus 56 anos, pois há pessoas preparadas trabalhando no local. É fundamental reconhecer as contribuições que todos os servidores deram, dão e darão para manter o seu funcionamento e crescimento”, afirma o biólogo Adriano Martison Ferreira, atual Supervisor da Seção.

A equipe conta, atualmente, com 55 servidores, dentre biólogos, biomédicos, técnicos de laboratório, auxiliares de serviços, técnicos de Enfermagem e servidores administrativos, que contribuem para que milhares de materiais sejam analisados por dia. “Quando pensamos em um Laboratório de Análises Clínicas, com a complexidade que operamos no dia-a-dia, vemos que a união entre gestão e gerência de qualidade é fundamental, uma vez que tem a tarefa de integrar e coordenar os recursos organizacionais para que as atividades sejam desempenhadas com qualidade e segurança, desde o recebimento da amostra até a liberação de seu resultado”, aponta a Gerente de Qualidade Interna Ângela Aparecida Dorini.

Já a bióloga Rita Borges dos Santos, Vice-Supervisora da Seção, afirma que a principal busca do setor é estar atento às inovações tecnológicas, visando o aumento da eficiência e a otimização de recursos, dentro de uma política de sustentabilidade e preservação dos recursos naturais. “Temos também, como meta, conseguir uma certificação para aumentar a capacidade técnica, o aprimoramento da qualidade, garantindo a excelência dos serviços prestados, além de proporcionar mais segurança aos pacientes”.

O Gerente de Exames Diagnósticos e Terapêuticos do HCFMB e responsável técnico da Seção, Dr. Alessandro Lia Mondelli, comenta que, aproximadamente, de 70 a 80% das condutas médicas dentro de um Hospital dependem de resultados laboratoriais. “Diariamente, lidamos com um grande volume de amostras e exames e, por isso, buscamos sempre a capacitação da equipe, com treinamentos e atualizações contínuas dos protocolos, além da implementação de processos mais eficientes e adoção de novas tecnologias. Assim, garantimos mais eficiência operacional e precisão nos resultados, contribuindo para que o setor esteja na vanguarda diagnóstica e para que nossos médicos e pacientes obtenham um resultado laboratorial confiável, trazendo maior eficiência para a conduta médica”, encerra.

Da Assessoria


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