Programa Inspire, da Unesp Botucatu, fecha primeiro semestre com mais de 270 atendimentos
03/07/2023
Programa Inspire, da Unesp Botucatu, fecha primeiro semestre com mais de 270 atendimentos

Entre os pacientes já avaliados pela equipe multiprofissional e médica do Serviço, cerca de 60% receberam algum diagnóstico de doença respiratória, o que reflete a importância do programa e sua continuidade

 

Idealizado por pesquisadores dos Serviços de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e da FMB | Unesp, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu, o programa Inspire concluiu o seu primeiro semestre de atuação com cerca de 270 atendimentos.

A pneumologista do HCFMB, Dr.ª Suzana Tanni, alerta que esse número expressa o aumento importante de pacientes que convivem com sintomas crônicos, como tosse, falta de ar e chiado no peito. “Entre os pacientes já avaliados pela equipe multiprofissional e médica do Serviço, cerca de 60% receberam algum diagnóstico de doença respiratória, o que reflete a importância do programa e sua continuidade”.

Dr.ª Suzana reforça que a interdisciplinaridade da Pneumologia e Cirurgia Torácica na realização do programa, juntamente com a equipe multiprofissional e alunos de graduação e pós-graduação, garante a qualidade de saúde de toda população que tenha fatores de risco e sintomas respiratórios e que nunca foram avaliados. “O sucesso é garantido pelo esforço de todos que participam nestes dias de campanhas”, destaca.

Criada em fevereiro deste ano com o intuito de rastrear doenças respiratórias crônicas, como asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e câncer de pulmão, a ação Inspire também detecta o tabagismo ativo dos indivíduos, incluindo-os ao programa de cessação ao tabagismo do HCFMB, referência no Estado de São Paulo e produtora de inúmeros estudos sobre os riscos do tabaco.

Sobre os benefícios desta ação, Dr.ª Suzana destaca a facilidade do acesso ao serviço especializado de saúde e o rápido diagnóstico através de exames acurados, como a espirometria, que avalia a capacidade pulmonar do indivíduo a partir da velocidade e do volume do ar expirado. “Lembramos que todos os pacientes recebem alta, com tratamento e retornos médicos com as especialidades e a equipe de nutricionistas e fisioterapeutas”.

 

Nova edição do Programa será no próximo sábado, 8

No próximo sábado, 8, haverá mais uma edição do Programa Inspire, para rastrear doenças respiratórias crônicas em fumantes, ex-fumantes e em indivíduos que sofrem exposição passiva ao fumo. A ação será realizada das 7h às 16h, na Função Pulmonar do HCFMB.

Na edição de junho, 30 pacientes realizaram exames de avaliação diagnóstica de função pulmonar. As vagas são limitadas e há a necessidade do pré-agendamento pelo telefone (14) 3811-6033 ou pelo WhatsApp (14) 99756-4525. É necessário não vir em jejum e trazer o RG e o Cartão SUS.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.