Hospital das Clínicas, da Unesp Botucatu, realiza captação de múltiplos órgãos de um único doador
05/07/2023
Hospital das Clínicas, da Unesp Botucatu, realiza captação de múltiplos órgãos de um único doador

Processo só foi possível graças ao gesto de solidariedade da família de um jovem paciente diagnosticado com morte cerebral que autorizou a doação, levando esperança a pacientes que esperam na fila por um transplante

 

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), por intermédio da Organização de Procura de Órgãos (OPO) realizou uma captação de múltiplos órgãos de um único doador no início desta semana.

Em uma ação conjunta com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Jaú, foram captados coração, rins e fígado, destinados a pacientes de outras cidades. As córneas vieram para o HCFMB.

Esse processo só foi possível graças ao gesto de solidariedade da família de um jovem paciente diagnosticado com morte cerebral que autorizou a doação, levando esperança a pacientes que esperam na fila por um transplante.


Sobre a OPO

A OPO do HCFMB, Coordenada pelo médico Dr. Laércio Stéfano, é responsável por diagnosticar potenciais doadores de órgãos e tecidos, organizar e apoiar o processo de doação e transplantes em cerca de 50 municípios da nossa região e em alguns casos, até de outros estados.


Seja um doador de órgãos
Para ser um doador de órgãos, a pessoa deve manifestar seu desejo à família e pessoas mais próximas. Para um transplante de órgãos, só importa a compatibilidade entre o doador e as várias pessoas que esperam por novo órgão. São vidas que dependem de outras.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.