Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo visita Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu
07/07/2023
Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo visita Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu

Secretário foi recebido na Sala da Congregação da FCA, na Fazenda Experimental Lageado, pelo reitor da Unesp, professor Pasqual Barretti e pelo diretor da FCA, professor Dirceu Maximino Fernandes

 

A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu, na sexta-feira, 07 de julho, a visita do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Júlio Junqueira de Queiroz.

O secretário foi recebido na Sala da Congregação da FCA, na Fazenda Experimental Lageado, pelo reitor da Unesp, professor Pasqual Barretti e pelo diretor da FCA, professor Dirceu Maximino Fernandes.

Também estiveram presentes o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Marcos Renato Böttcher e os professores Saulo Philipe Sebastião Guerra, diretor da Agência Unesp de Inovação (AUIN); Raul Borges Guimarães, pró-reitor de Extensão Universitária e Cultura (Proec) da Unesp; Cesar Martins, chefe de gabinete da Unesp, além de dirigentes de outras unidades da Unesp.

A primeira atividade programada para visita foi uma apresentação, feita pelo professor Saulo Guerra, sobre as unidades universitárias da Unesp voltadas para a área de Ciências Agrárias. Mostrando números e apontando setores de destaque nas unidades de Araçatuba, Botucatu, Dracena, Ilha Solteira, Jaboticabal e Registro, o diretor da AUIN ressaltou o grande potencial para parcerias entre a Unesp e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista. “Nossa universidade é a maior do Agro na América Latina. Temos câmpus espalhados pelo Estado de São Paulo que contam com fazendas experimentais de ensino, pesquisa e extensão. E além das fazendas, temos empresas-filhas, ambientes de inovação, empresas juniores e Parque Tecnológico, ou seja, temos um ecossistema agrícola. Por tudo isso, entendemos que a Unesp pode ser um parceiro muito importante da Secretaria”. O professor também solicitou a inclusão das fazendas da Unesp, de maneira coletiva, nos programas Rotas Rurais e Agro SP + Seguro, mantidos pela Secretaria de Agricultura.

Na sequencia, o professor Pasqual Barretti fez uso da palavra para destacar a aproximação com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e salientou a importância das parcerias para a universidade no atual momento. “A Unesp sempre é mostrada no seu tamanho e na sua pujança, por ser uma universidade gigantesca, que inclui várias áreas. Mas também é importante apresentar uma Unesp que faz parcerias e é capaz de mostrar para a sociedade que a pesquisa que ela financia não é inútil. Nesses dois anos de gestão temos conseguido fazer muitas parcerias, como por exemplo, com o Ministério da Saúde e com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, entre outras. É uma satisfação participar dessa reunião aqui hoje, com muita esperança de que possamos ver surgir novas e profícuas parcerias”.

Em seu pronunciamento, o secretário Antonio Júlio Junqueira de Queiroz também manifestou otimismo com a aproximação com a Unesp. “É um prazer estar aqui, primeiramente, como produtor rural, mas também como secretário de Agricultura. Tenho a certeza de que vamos estabelecer parcerias e andar juntos e para a frente, olhando de perto o pequeno e médio produtor rural e ajudando a melhorar a vida das pessoas. O Agro de São Paulo representa 37% da balança comercial do Estado. Estamos falando do maior e melhor negócio de São Paulo e do Brasil. Queremos trabalhar juntos porque vocês sabem fazer pesquisa, o que é essencial para qualquer país sério, e preparar nossos jovens para o futuro. Estou muito feliz e honrado de estar aqui”.

Após o pronunciamento do secretário, todos os presentes participaram de uma volta pela Fazenda Experimental Lageado, área do câmpus de Botucatu que sedia atividades da FCA e da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). No Centro de Raízes e Amidos Tropicais (Cerat) da Unesp, o coordenador-executivo Rogério Peres Soratto e a pesquisadora Magali Leonel, apresentaram sua estrutura e suas principais linhas de pesquisa. Na Supervisão das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão (Fepe) da FCA, o professor Juliano Carlos Calonego, atual supervisor, deu as boas-vindas aos presentes e discorreu brevemente sobre o papel das Fazendas para o desenvolvimento de pesquisas e para a formação prática dos estudantes.

A delegação da Secretaria de Agricultura visitou ainda o Museu do Café, atualmente interditado ao público e necessitando de recursos para sua restauração. O secretário expressou sua intenção de buscar meios para colaborar com a recuperação da área. “Faço questão de tentar ajudar vocês com essa demanda. A cultura do café é a mais nobre do Estado de São Paulo. Não é a maior hoje em dia, mas tem uma história importante porque fez o Estado de São Paulo virar essa potencia que é hoje em dia. Acho que qualquer pessoa que ocupe o cargo de secretário da Agricultura tem obrigação de ter um olhar diferenciado para a cultura do café”.

O secretário participou ainda da inauguração do forno e fornalha do Laboratório Agroflorestal de Biomassa e Bioenergia (LABB) e Instituto de Pesquisa em Bioenergia (IPBEN), equipamentos voltados para pesquisas com carvão vegetal. A visita foi concluída com um almoço na sede da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf).

Da Assessoria


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.