Grupo que aborda obesidade e sobrepeso na comunidade acadêmica lança e-book
10/07/2023
Grupo que aborda obesidade e sobrepeso na comunidade acadêmica lança e-book

Foto - Divulgação

Primeiro passo do grupo foi realizar uma pesquisa com 441 estudantes da Unesp de Botucatu, que apontou que 63% dos participantes ganharam peso durante a pandemia e que isso estava relacionado, principalmente, à redução da atividade física

 

Estudantes do curso de nutrição do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB) lançaram um e-book sobre a temática da obesidade e do sobrepeso. O material é um produto do Projeto SOU-UNESP (Projeto de Extensão em Sobrepeso e Obesidade em Universitários da Unesp), que surgiu em 2020, durante o período de pandemia, quando uma aluna do curso de Ciências Biológicas (Prisciane Joaquim), procurou a professora Patrícia Fidelis do IBB, com interesse em estudar a relação da obesidade com fatores socioeconômicos.

“Ela estava num postinho de saúde e enquanto aguardava o atendimento médico observou que grande percentual das demais pessoas que ali chegavam tinham sobrepeso ou obesidade. Naquele momento, ela levantou um questionamento se a obesidade estaria relacionada com a classe socioeconômica. No contexto da pandemia e em parceria com a professora Thábata Koester (nutricionista e professora do IBB) achamos oportuno investigar os impactos da pandemia sobre a variação de peso de nossos estudantes e os fatores relacionados”, afirmou a professora Patrícia Fidelis.

O primeiro passo do grupo foi realizar uma pesquisa com 441 estudantes da Unesp de Botucatu, que apontou que 63% dos participantes ganharam peso durante a pandemia e que isso estava relacionado, principalmente, à redução da atividade física, a uma menor satisfação com o corpo e ao fato dos indivíduos terem histórico de obesidade prévia.

O SOU-UNESP, que até então estava atrelado a atividades de pesquisa e ensino, ganhou caráter extensionista ao ser inserido no TURISQUALI, uma das redes temáticas de extensão da Unesp, constituída de diferentes campi, que visa a promoção do turismo, sustentabilidade e qualidade de vida junto à comunidade externa. A rede temática é apoiada pela PROEC (Pró-reitoria de Extensão e Cultura Universitária).

“A gente ainda estava vivenciando o ambiente pandêmico quando começamos com as lives via canal no YouTube da Agência de Divulgação Científica (https://www.youtube.com/@AgDCIBB). Fizemos, então, um total de sete lives para poder falar com a sociedade sobre a obesidade e o sobrepeso, reunindo profissionais da saúde renomados e autoridades institucionais nacionais e internacionais. Foi uma experiência bastante rica, que nos motivou a recapitular os aspectos mais importantes das lives na forma de um e-book”, relembrou Patrícia Fidelis.

A proposta do e-book é levar através de um vocabulário simples, mas não menos científico, informação acessível à população em geral sobre a temática da obesidade. O primeiro foi publicado neste ano, com o título “Estigmatização da Obesidade” e outros seis estão em processo de edição e editoração.

“O Projeto SOU-UNESP é muito especial, pois abriu portas para que a obesidade fosse falada de forma empática e muito real. Produzir um conteúdo que aborda esse tema é muito gratificante, principalmente porque me ensina diariamente, e agora com o lançamento do primeiro e-book terá a chance de conectar ainda mais pessoas com seu propósito”, afirmou Yasmin Araújo, aluna do IBB e uma das autoras do e-book.

O primeiro e-book do SOU-UNESP está disponível no repositório institucional da biblioteca da Unesp de Botucatu e pode ser adquirido gratuitamente através do link https://linktr.ee/projetosouunesp?utm_source=linktree_profile_share

Mais informações sobre o grupo SOU-UNESP podem ser obtidas na página no Instagram: @sou.unesp.

Por - Leandro Rocha


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.