Escritora botucatuense lança seu primeiro trabalho literário intitulado “Dona Cida”
04/08/2021
Escritora botucatuense lança seu primeiro trabalho literário intitulado “Dona Cida”

       Bárbara Ipê nasceu e cresceu em Botucatu e teve contato cotidiano com a mulher que a inspirou a criar o livro

 

O livro pode ser utilizado na educação ambiental de crianças e de temas que envolvem comunidades tradicionais, mulheres do campo, agroecologia e soberania alimentar

 

Acaba de sair do forno o livro infanto-juvenil Dona Cida, todo desenhado em aquarela, com texto simples e poético, que conta a história de uma mulher agricultora muito conhecedora das plantas da nossa região e sua relação afetiva com o ambiente rural. A autora e ilustradora, Bárbara Ipê, é filha desta terra, e Dona Cida é seu livro de estreia. Projeto. Com 500 exemplares publicados, é viabilizado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A delicadeza feminina e a sabedoria ancestral sobre a flora da Cuesta e o ambiente rural da agricultura familiar ganharam as páginas de um livro. Dona Cida chega ao público no mês de agosto pelas mãos da artista Bárbara Ipê, autora dos textos e das ilustrações em aquarela.

Serão dois lançamentos: dia 07 de agosto, em transmissão ao vivo direto do Centro Max Feffer, às 10 horas, e no dia 21 de agosto, num encontro presencial e festivo no Centro de Cultura Seriema, em Botucatu.

O livro narra, de maneira poética e lúdica, o universo de uma personagem inspirada na vida de uma agricultora que nasceu e cresceu no meio rural de Botucatu. Dona Cida tem grande sabedoria sobre as plantas e seus ciclos naturais, formas de cultivo, os poderes de cura de cada espécie e seus usos culinários. Uma vida inteira dedicada a observar e a cuidar da natureza e a oferecer sua sabedoria às crianças à sua volta.

Muitas a procuram para curar uma dor de barriga, uma dor de cabeça, para cuidar da ferida de um machucado, elas sabem que podem contar com Dona Cida. E é nesse ambiente que elas brincam, crescem e convivem com Dona Cida, criando uma relação de cuidado e afeto, e assim vão aprendendo o valor e o respeito pelo conhecimento tradicional, com o cuidado com a natureza e do modo de vida camponesa.

Um dos propósitos do projeto é valorizar, de maneira poética e sutil, a cultura do campo, seus conhecimentos e práticas tão importantes em nosso dia a dia, mas muitas vezes esquecidos e desvalorizados no cotidiano urbano. Por isso, o projeto quer chegar também nas crianças que moram nas cidades e nutrir o imaginário infantil com o encanto que a natureza da nossa região tem.

O livro Dona Cida pode ser utilizado na educação ambiental de crianças e de temas que envolvem comunidades tradicionais, mulheres do campo, agroecologia e soberania alimentar.

As ilustrações em aquarela apresentam a natureza com cores delicadas e próximas do real e o texto, de linguagem simples e rimada cativam, em especial, o público infanto-juvenil. Mas a beleza da obra pode ser apreciada por pessoas de todas as idades, pois o livro é um convite a lembrar e honrar pessoas como Dona Cida, que com sua sabedoria e afeto podem inspirar tanto

 

A autora

Bárbara Ipê é autora e ilustradora e Dona Cida é sua obra de estreia. Ela nasceu e cresceu em Botucatu e por alguns anos trabalhou em uma escola rural da cidade, onde teve contato próximo e cotidiano com a mulher que a inspirou a criar o livro. “Por dois anos eu fiquei observando Dona Cida e como ela criava relações de afeto com as pessoas que conviviam com ela. Com esse livro, quis trazer para o público a possibilidade de olharmos para as pessoas inspiradoras que estão presentes na nossa vida e que carregam essa sabedoria”, conta a autora.

Bárbara é formada em Oceanografia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atuou como pesquisadora de comunidades tradicionais de pesca artesanal. Possui experiência em educação ambiental, permacultura, Agroecologia e Populações Tradicionais. Atualmente é graduanda do curso de Pedagogia da Uninter.

 

Equipe do projeto Dona Cida

Autora e Ilustradora do livro Dona Cida: Bárbara Ipê

Coordenadora geral e administradora: Adriane Aparecida de Morais - 

Designer, Fotógrafo e Videomaker: Gabriel Marcondes Egestos

Vendas no site da editora Patuá https://www.editorapatua.com.br/ e pelas redes sociais do projeto facebook e instagram.

Facebook: https://www.facebook.com/livrodonacida

Livro Dona Cida (@livrodonacida) • Instagram photos and videos

Youtube: Bárbara Ipê

 

LANÇAMENTOS:

LIVE de lançamento no canal do Centro Cultural Max Feffer

07 de agosto, sábado, as 10h.

No evento online, a autora que irá contar sobre o processo de criação do livro e uma contadora de histórias vai narrar algumas histórias para crianças. 

acesse: Centro Max Feffer

 

ENCONTRO FESTIVO PRESENCIAL no SERIEMA

Para celebrar a arte do encontro com alegria e segurança, o lançamento do livro Dona Cida também acontece presencialmente no Centro Cultural Seriema.

Uma tarde mágica, com:

  • Tarde com contação de histórias para crianças
  • Exposição das aquarelas originais da obra
  • Venda de livros 
  • Sorteio de aquarela
  • Distribuição de mudas de plantas medicinais
  • Microfone aberto para contação de histórias

Espaço aberto e amplo, uso de máscara obrigatório.

Espaço Cultural Seriema 

Sitio Caipirão - Demétria
Rod. Gastão Dal Farra, km 7,2 - Parque dos Pinheiros, Botucatu - SP, 18605-525

 

Por - Tatiana Achcar


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.