Professor Lin Chau Ming, da FCA da Unesp, câmpus de Botucatu, é premiado em concurso literário
10/12/2021
Professor Lin Chau Ming, da FCA da Unesp, câmpus de Botucatu, é premiado em concurso literário

Ming, além de “Tempo e Conexões”, que será lançado no ano que vem, publicou os livros de crônicas: Grande Maçã (2009), Lírios Amarelos (2012), Ameixas Secas (2013), Somos só Professores? (2015) e Seringas, Seringueiras e Seringueiros (2015)

 

O livro “Tempo e Conexões” escrito pelo professor Lin Chau Ming, da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, conquistou o 1º Lugar no Concurso de Crônicas Uirapuru 2021, promovido pela Editora Folheando, de Belém do Pará.

Lin Chau Ming é engenheiro agrônomo formado pela Esalq/USP, com mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná , doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) e em Ciências Biológicas (Botânica), ambos pela Unesp.  Realizou pós-doutorados em Etnobotânica no Jardim Botânico de Nova York (1998-1999) e em Agroecologia na Columbia University em Nova York (2007-2009) e estágio sênior no exterior, com apoio da CAPES, em pesquisa etnobotânica, no Jardim Botânico de Nova York.

Atualmente é professor titular voluntário do Departamento de Produção Vegetal - Setor Horticultura e credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia, área de concentração Horticultura da FCA. Atua na área de Horticultura, principalmente com plantas medicinais, botânica, etnobotânica, óleo essencial, agricultura indígena, agrobiodiversidade e plantas hortícolas não convencionais. Foi também editor chefe da revista Ethnoscientia, da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, da qual foi presidente por duas gestões.

Paralelamente à carreira acadêmica, o professor Lin escreve crônicas. Mais de 230 foram publicadas no site da FCA, entre 2005 e 2018. Além do recém-premiado “Tempo e Conexões”, que será lançado no ano que vem, publicou os seguintes livros de crônicas: Grande Maçã (2009), Lírios Amarelos (2012), Ameixas Secas (2013), Somos só Professores? (2015) e Seringas, Seringueiras e Seringueiros (2015).

Além desses livros autorais, organizou três coletâneas de crônicas de outros profissionais e estudantes, editados pela Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia. São eles: “Etnoecologia,  volume 1” (2014), “Quando pensa que não ....volume 2” (2016), “Quando pensa que não... volume 3” (2018), além de “Quando pensa que não...volume 4”, que será publicado em 2022.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.