Pinacoteca Fórum das Artes sedia curso de Capacitação de Multiplicadores em Educação
05/04/2022
Pinacoteca Fórum das Artes sedia curso de Capacitação de Multiplicadores em Educação

  Alan Victor: "iniciativas assim são fundamentais para viver tanto a universidade quanto o audiovisual em plenitude”

 

Módulo pretende restabelecer a confiança do autor com a sua própria obra, considerando a escrita como um processo de auto investigação e de compartilhamento de suas próprias sensibilidades

 

Dispositivos de Escrita e Roteiros de Cinema serão os temas do primeiro módulo do curso de Capacitação de Multiplicadores em Educação Audiovisual, que começa às 18h desta sexta-feira, dia 8, na Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu, e termina no domingo, dia 10.

Ministrado pelo professor Alan Victor Pimenta, que coordena o Laboratório de Estudo e Criação em Arte e Educação (LabCriarte) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), este módulo pretende restabelecer a confiança do autor com a sua própria obra, considerando a escrita como um processo de auto investigação e de compartilhamento de suas próprias sensibilidades. Além da abordagem teórica, os 20 participantes selecionados terão oficinas práticas de escrita e roteiros.

“A missão mais bonita que a universidade tem é estar fora da universidade. O conhecimento não pode ficar refém dos muros acadêmicos. E no Brasil, o audiovisual também é uma área que por vezes é elitizada muito facilmente, preso na ideia de que para produzir é necessário ter equipamentos inacessíveis e ideias tão mirabolantes que só possam ser executadas por um número muito restrito de pessoas. O que essa parceria entre o LAJE e o LabCriarte mostra é que iniciativas assim são fundamentais para viver tanto a universidade quanto o audiovisual em plenitude”, afirma o professor Alan Victor.

No sábado será realizada uma imersão no universo da escrita e cinema, com programação intensa de oficinas e atividades, encerrando com sessão aberta ao público do Cineclube Paratodos e o filme “Isto não é um filme” (2011), do cineasta iraniano Jafar Panahi. No domingo, as atividades acontecem ainda no Auditório da Pinacoteca, das 9h ao meio dia.

O curso de Capacitação de Multiplicadores em Educação Audiovisual é realizado pela Associação Comunitária João de Barro, através do projeto LAJE: Laboratório Popular de Audiovisual, e em parceria com o Cineclube Paratodos e do LabCriarte da UFSCar, com recursos do edital ProAC Lab 51/2021.

“Para que tanto a universidade quanto o audiovisual se realizem em plenitude, eles precisam estar nas mãos e nas cabeças da maior quantidade de pessoas possível. O lance é ter uma ideia na cabeça, uma câmera na mão, e uma vontade enorme de encontrar e se comunicar com a cidade e com as pessoas no entorno. Essa é a origem de toda e ciência e de toda a cultura”, frisou o docente da UFSCar.
 

Por - Sérgio Viana


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.