Alunos transformam o ambiente escolar através de desenhos e pinturas no Bairro 24 de Maio
03/11/2022
Alunos transformam o ambiente escolar através de desenhos e pinturas no Bairro 24 de Maio

Adolescentes fazem o Muralismo, um tipo de arte que busca sempre a aproximação com o público por meio de desenhos, muitas vezes relacionados aos dilemas sociais existentes ou temas históricos.

 

Adolescentes que estudam na Escola Estadual Manoel Patrício do Nascimento, no Parque 24 de maio, estão modificando totalmente o espaço de convivência da quadra poliesportiva, através do Muralismo, um tipo de arte que busca sempre a aproximação com o público por meio de desenhos, muitas vezes relacionados aos dilemas sociais existentes ou temas históricos.

 

Neste ano, com a inserção da Escola Manoel Patrício ao Programa de Ensino Integral (PEI) do Estado de São Paulo, há horários reservados para que os alunos desenvolvam os chamados Clubes Juvenis, onde os próprios jovens se organizam e se tornam protagonistas do próprio aprendizado, definindo temas ou atividades a serem desenvolvidos.

Os alunos do Clube de Desenho são os responsáveis pela ação de Muralismo, sob orientação da professora de Artes, Ana Cláudia Santucci. “A ideia de fazer o projeto partiu dos próprios estudantes. Buscamos incentivar a participação e protagonismo de todos eles, contribuindo não somente com a escola, mas também com a comunidade", afirmou a professora.

O trabalho dos estudantes também conta com a assistência de Edgar Campos, professor de Artes Visuais do projeto Bem Te Vi Cultural, que realiza o acompanhamento das atividades semanalmente e destaca, que além do efeito visual que a quadra da escola receberá, as atividades do Clube de Desenho carrega um grande valor simbólico aos alunos do último ano, que estão deixando seus registros nas paredes de onde estudaram.

“Visivelmente, há um impacto positivo no ambiente da escola, até mesmo entre funcionários, professores e outros alunos que não participam diretamente da pintura, mas se aproximam e trocam ideias sobre o trabalho que está sendo feito pelos colegas”, destacou Edgar Campos..
 

Por - Sérgio Viana


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.