Sinfônica Municipal de Bauru participa de Encontro de Bandas no Ginásio de Esportes de Botucatu
03/04/2023
Sinfônica Municipal de Bauru participa de Encontro de Bandas no Ginásio de Esportes de Botucatu

Mantida pela Secretaria Municipal de Cultura, completou 20 anos de criação em 2022, a corporação bauruense tornou-se uma referência musical para a cidade e região


Em celebração aos 75 anos da Banda Sinfônica Municipal de Botucatu, a Secretaria Municipal de Cultura estará promovendo o Encontro de Bandas Sinfônicas que acontecerá no dia 15 de abril, das 9h às 12h, no Ginásio Municipal Mário Covas de Botucatu.

Nesse evento, 4 diferentes Bandas se apresentarão, entre elas a Sinfônica Municipal de Bauru, instituída pela Lei Municipal nº 4861, de 2 de julho de 2002. Mantida pela Secretaria Municipal de Cultura, completou 20 anos de criação em 2022, a corporação tornou-se uma referência musical para a cidade e região.
 

É formada por 50 jovens músicos com idades entre 11 e 25 anos, que se dividem entre os naipes de percussão, metais e madeira. Entre os instrumentos que a compõem, os principais são os de sopro, como: saxofones, clarinetes, flautas, oboés, trompetes, trombones e trompas, mas também conta com as cordas do contrabaixo.

Ao longo desses 20 anos, a Banda Sinfônica Municipal de Bauru já participou de mais de mil apresentações públicas. A mais recente delas, que abriu a temporada de concertos de 2022 foi no dia 27 março, na programação “Concertos Matinais” da Sala São Paulo, uma das principais casas de concerto do Brasil. Todos os anos, a Banda cumpre uma agenda de concertos que inclui grandes eventos locais, como a comemoração do aniversário da cidade e o Natal.
 
O repertório inclui desde peças eruditas e populares do século XIX, passando por clássicos da música popular brasileira e internacional. O público já pôde conferir arranjos para compositores de renome, como: Miguel Ângelo Ruiz, Adylson Godoy e Edmundo Villani Côrtes. A corporação também recebeu os grandes maestros convidados como João Carlos Martins, Nelson Ayres, Marcos Sadao entre outros.
 
Em 2013, a Banda lançou um CD em comemoração aos 10 anos de corporação. O álbum foi distribuído nas escolas municipais e integra o kit de souvenirs entregue a autoridades que passam por Bauru. Nesses 20 anos de atuação, a Banda Sinfônica já recebeu centenas de jovens em sua formação. Cerca de 30% dos alunos tornaram-se músicos profissionais e estão por todo país levando nossa música.
  
Nessas duas décadas de história, a Banda Sinfônica teve como regentes o músico Roberto Vergílio Soares (2002 a 2012) e André de Souza Pinto (2012 a 2017). Ex-integrante da Banda como músico e líder de naipe, André foi convidado a assumir uma das vagas de trompetista da Orquestra Sinfônica do Paraná após vencer disputadíssimo concurso público.
 
Desde 2018, o também músico e ex-líder de naipe da Banda Sinfônica, Devanildo Balmant, assumiu a função de regente. Ele foi professor e monitor de sopros da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru de 2004 a 2017. Tem formação superior em Educação Musical pela Universidade do Sagrado Coração e formação em Trompete Erudito pelo Conservatório de Tatuí. É também regente e professor do Projeto Guri - Pólo Bauru.
 

Serviço

Quando: 15/04, sábado
Horário: A partir das 9h
Onde: Ginásio Municipal - (Rua: Maria Joana Félix Diniz, 1585 - Jardim Ipyranga)
Classificação: Livre
Entrada Gratuita
Realização: Prefeitura Municipal de Botucatu por meio da Secretaria de Cultura

Apoio: Secretaria de Esportes de Botucatu, APAE Botucatu, Clínica De Marchi e Café Tesouro


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.