Secretaria de Cultura realiza pré-conferência para debater implantação da Lei Paulo Gustavo em Botucatu
21/04/2023
Secretaria de Cultura realiza pré-conferência para debater implantação da Lei Paulo Gustavo em Botucatu

Evento, que será realizado em duas etapas tem como objetivo reunir agentes culturais, artistas, artesãos, agentes de cultura popular, profissionais e técnicos do audiovisual, músicos e a comunidade interessada em arte e cultura

 

A Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Cultural, realizam nos dias 24 e 26 de abril, no auditório da Pinacoteca Fórum das Artes, a Pré-Conferência Municipal de Cultura de Botucatu.

O evento, que será realizado em duas etapas a partir das 19 horas, tem como objetivo reunir agentes culturais, artistas, artesãos, agentes de cultura popular, profissionais e técnicos do audiovisual, músicos e a comunidade interessada em arte e cultura, para elaborar propostas de políticas públicas e incluí-las na gestão pública cultural do município, especialmente com oitivas para a elaboração do plano de ação a ser inscrito na Lei Paulo Gustavo.

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022), entre outras coisas, foi pensada para apoiar a cultura brasileira em toda a sua diversidade. São elegíveis para receber recursos fazedores de cultura de áreas como artes visuais; leitura e literatura; expressões artísticas e culturais de povos tradicionais; coletivos culturais não formalizados; carnaval; cultura hip-hop e funk; entre outros. As ações beneficiadas podem ser tanto presenciais quanto online.

Durante os dois dias, serão apresentados e discutidos os assuntos pertinentes à Lei Paulo Gustavo e ao Sistema Municipal De Cultura. Posteriormente, grupos de trabalho (GTs) irão debater a implantação da Lei Paulo Gustavo em Botucatu, visando uma primeira sistematização de propostas para orientar o plano de ação e demais editais de fomento municipais.

As questões debatidas e levantadas em cada uma das pré-conferências devem pautar a elaboração do plano de ação do município para a aplicação da Lei Paulo Gustavo, mas também nortear a realização da Conferência Municipal de Cultura, a ser realizada ainda no primeiro semestre deste ano. Elas também servirão para orientar sobre o processo de eleição dos representantes da sociedade civil para a gestão 2023-2025 do Conselho Municipal de Cultura e para a Delegação que irá representar o município nas Conferências Estadual e Nacional.

De acordo com Cris Cury, secretaria municipal de Cultura, a participação da classe artística é indispensável. “Nós queremos ouvir todas as pessoas que trabalham com arte e cultura, que tenham ideias e vontade de colaborar para a elaboração e construção de políticas públicas culturais para o Município de Botucatu”.

 “A Pré-Conferência e Conferência Municipal de Cultura são importantes instrumentos que viabilizam a construção coletiva de políticas públicas eficientes, que garantam a valorização dos fazedores de arte e cultura no Município, de seus produtos finais e da população”, concluiu Cris Cury.

 

Serviço

Pré-Conferência Municipal de Cultura

Local: Pinacoteca Fórum das Artes

(Rua General Telles, 1040, Centro, Botucatu)


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.