Livro que retrata pandemia de Covid-19 em Botucatu será lançado na Pinacoteca Fórum das Artes
28/06/2023
Livro que retrata pandemia de Covid-19 em Botucatu será lançado na Pinacoteca Fórum das Artes

O lançamento da obra cujo trabalho durou 34 meses, sem interrupção, coincide com o fato de que há uma semana o número de casos notificados de Covid-19 em Botucatu é zero 

 

Nesta quinta-feira (29), a partir das 19 horas, o professor doutor Antonio Luiz Caldas, da Unesp de Botucatu, e o economista João Carlos Vieira, lançam o livro "Memórias da Pandemia” onde fazem um registro contundente do maior desastre de saúde pública do século XXI e que deixou marcas no interior de São Paulo: a pandemia de Covid-19. Os autores voltaram seus olhares para a cidade de Botucatu, onde residem. O lançamento acontece na Pinacoteca Fórum das Artes, Rua General Telles, 1040, região central da Cidade.

Com rigor científico e muita humanidade Caldas e Vieira abordaram os desafios enfrentados pela ciência, denunciaram desmandos, consolaram vítimas e seus familiares e insistiram tenazmente para a necessidade de responsabilidade social, com o slogan: “A pandemia está ascendente no Brasil e é momento de redobrarmos os cuidados e o isolamento social”.

Em 1 de maio de 2020, o alerta foi publicado em uma página do Facebook, endereçada a quem quisesse e pudesse ler. Seguia-se um didático gráfico que mostrava os índices de contaminação pelo SARS- Cov-2 em Botucatu. Começava aí uma série de postagens de dois amigos na rede social. O trabalho durou 34 meses, sem interrupção.

A tônica dos textos, fundamentados por dados obtidos nos principais institutos de Vigilância Sanitária do Brasil e do mundo, era uma só: a covid-19 se combate com vacinas, isolamento e efetivas políticas públicas de Saúde.

Em apenas dois anos – 2020 e 2021 – a doença causou a morte notificada de 14,9 milhões de pessoas em todo o planeta. No Brasil, até março de 2023 foram registrados mais de 38 milhões de casos e acima de 699 mil mortes oficiais. Os números provavelmente são superiores, tendo em vista a política negacionista e as constantes crises do Ministério da Saúde nos anos 2019-2022.

O lançamento da obra coincide com o fato de que há uma semana o número de casos notificados de Covid-19 em Botucatu é zero. “Acompanhamos estes números desde março de 2020, diariamente. E temos, eu e o professor Vieira, o privilégio de sermos porta-vozes desta notícia (há mais de um ano as publicações da Prefeitura Municipal cessaram). Não poderia haver melhor momento para trazer a público nosso livro "Memórias da Pandemia”. Coloca Caldas. “Nada acontece por acaso, Que continue assim e que sob a proteção da ciência e das vacinas esta página esteja virada em definitivo”, complementou.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.