Livro sobre a pandemia de Covid-19 em Botucatu é lançado em cerimonial na Pinacoteca Fórum das Artes
06/07/2023
Livro sobre a pandemia de Covid-19 em Botucatu é lançado em cerimonial na Pinacoteca Fórum das Artes

Livro reúne quase 400 páginas de crônicas, gráficos, fotos e tabelas publicadas ininterruptamente ao longo de quase 3 anos, a partir da coleta e análise de dados e da elaboração de indicadores e projeções, de forma estatística e, ao mesmo tempo, humana e cidadã

 

Um relato histórico sobre uma das páginas mais desafiadoras da história da humanidade. Assim pode ser definido o livro “Memórias da Pandemia – a história da Covid-19 em Botucatu (e no mundo)”, lançado na última semana pelo médico e docente Dr. Antonio Luiz Caldas Junior e pelo economista e estatístico João Carlos Vieira.

Os autores fazem um registro contundente do maior desastre de saúde pública do século XXI, voltando seus olhares para a cidade de Botucatu, onde residem. O lançamento aconteceu na Pinacoteca Fórum das Artes, Rua General Telles, 1040, região central da Cidade.

Com rigor científico e muita humanidade Caldas e Vieira abordaram os desafios enfrentados pela ciência, denunciaram desmandos, consolaram vítimas e seus familiares e insistiram tenazmente para a necessidade de responsabilidade social, com o slogan: “A pandemia está ascendente no Brasil e é momento de redobrarmos os cuidados e o isolamento social”.

Em 1 de maio de 2020, o alerta foi publicado em uma página do Facebook, endereçada a quem quisesse e pudesse ler. Seguia-se um didático gráfico que mostrava os índices de contaminação pelo SARS- Cov-2 em Botucatu. Começava aí uma série de postagens de dois amigos na rede social. O trabalho durou 34 meses, sem interrupção.

A tônica dos textos, fundamentados por dados obtidos nos principais institutos de Vigilância Sanitária do Brasil e do mundo, era uma só: a covid-19 se combate com vacinas, isolamento e efetivas políticas públicas de Saúde.

Em apenas dois anos – 2020 e 2021 – a doença causou a morte notificada de 14,9 milhões de pessoas em todo o planeta. No Brasil, até março de 2023 foram registrados mais de 38 milhões de casos e acima de 699 mil mortes oficiais. Os números provavelmente são superiores, tendo em vista a política negacionista e as constantes crises do Ministério da Saúde nos anos 2019-2022.

O livro reúne quase 400 páginas de crônicas, gráficos, fotos e tabelas publicadas ininterruptamente ao longo de quase 3 anos nos perfis de Dr. Caldas nas redes sociais, mostrando o andamento da pandemia da Covid-19 em Botucatu, no Brasil e no mundo, a partir da coleta e análise de dados e da elaboração de indicadores e projeções, de forma estatística e, ao mesmo tempo, humana e cidadã.

O livro está à venda por R$ 78 nas Livrarias Papyrus (Rua Amando de Barros, 542) e do Campus, na Unesp de Rubião Junior, além das plataformas online Amazon, Mercado Livre e Shopee. Os exemplares também poderão ser adquiridos com os próprios autores pelos celulares (14) 99811-8290 (Vieira) e (14) 99775-7833 (Caldas).


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.