Projeto reúne grandes violeiros para fazer uma Quarentena Cultural ao vivo, via online
08/04/2020
Projeto reúne grandes violeiros para fazer uma Quarentena Cultural ao vivo, via online

Entre os artistas do Festival está o botucatuense Osni Ribeiro; violeiro, cantador, compositor, apaixonado pela música e pela cultura caipira

 

A viola é um instrumento que traz muito da cultura de um Brasil profundo. Hoje ela nos chega em diversas leituras e faz uma belíssima ponte do sertão à cidade. Une tradição e contemporaneidade. Cada violeiro imprime sua digital neste instrumento de possibilidades mil.

Assim, em ocasiões de crise, crie. Como, neste momento de pandemia, quando o público está privado dos shows e o artista privado de seu trabalho, um grupo de artistas se propôs a fazer uma Quarentena Cultural ao vivo com o Festival Quarentena Violada.

Nesse projeto, onze grandes representantes do universo da viola caipira do Brasil se juntam, para dar voz e som às suas cantorias, instrumentais, além de bons “causos” e prosas. Entre os artistas está o botucatuense Osni Ribeiro. Violeiro, cantador, compositor, apaixonado pela música e pela cultura caipira.

O Festival será online através de transmissões, ao vivo, na página do evento no facebook: https://www.facebook.com/festivalquarentenaviolada. E, também, poderá ser acessado, a partir da página do artista que for se apresentar, conforme a programação - que acontecerá no Sábado de Aleluia e no Domingo de Páscoa, dias 11 e 12 de Abril de 2020.

Outra novidade é que este show exclusivo, será transmitido diretamente da casa de cada violeiro, para que o público, cada um, se sinta bem junto com ele (em quarentena), literalmente!  O Festival Quarentena Violada é uma inovação. O  1º Festival de Violeiros “online” do Brasil.

O “ingresso” é uma contribuição livre (sugerido R$ 25 reais) e a mesma pode ser realizada através de depósito ou pagamento com cartão. A saber: Conta: Abacateiro Produção & Arte Ltda (CNPJ: 05.676.557/0001-60) | Banco do Brasil (nº001) — Agência: 6854-3 / Conta Corrente: 108.875-0.

 

Sobre os violeiros

Chico Lobo (São João Del Rei/MG)

Apresenta o programa de TV Viola Brasil. Lançou 25Cds; 2DVDs;1livro. Recebeu 3 prêmios profissionais da música. É gravado por artistas como Maria Bethânia. Faz ponte entre sua raiz e o nosso tempo. Idealizou o Festival Quarentena Violada.

https://www.youtube.com/chicolobooficial

 

Du Machado (Rio de Janeiro/RJ)

Violeiro e ator, radicado no Rio de Janeiro. Dedica-se ao teatro, cinema e TV. Colaborador para trilha da novela Paraíso - Globo. Participa do Movimento Rio de Violas. Reflete em sua arte suas origens mineiras e dos mestres violeiros.

https://www.youtube.com/channel/UC2YA93PEjmCGlrK3ZUeKSQ/

 

Valdir Verona (Caxias do Sul/RS)

É músico com mais de 30 anos de estrada, desenvolve um trabalho de resgate da viola na música do Sul, com recitais, shows, composições, gravações, edições de partituras, aulas e oficinas de música.

https://www.youtube.com/channel/UC3xtewUWmbwfPHqPPqr7giA/about

 

Osni Ribeiro (Botucatu/SP)

Violeiro, cantador, compositor, apaixonado pela música e pela cultura caipira. Traz seu novo álbum Arredores, onde mescla trabalhos autorais e clássicos da música regional paulista.

https://www.youtube.com/c/OsniRibeiro

 

Luiz Salgado (Araguari/MG

Cantador que trabalha fincado na expressão musical arraigada no Brasil profundo, música que emana do que há de mais autêntico e genuíno da tradição das festas populares, folias e congados e da viola caipira.

https://www.youtube.com/user/luizsalgadocantador

 

Miltinho Edilberto (Mirandópolis/SP)

Premiado em mais de 30 Festivais. Tem composições em diversas trilhas de programas de TV e novelas da Rede Globo. Consagrado como instrumentista da viola caipira até o Forró-Pé-de-Serra. Tocou em 7 países da Europa.

https://www.youtube.com/channel/UCGCP3u3E7udjnPR3In-oy0g

 

Maestro Sabiá (ninho das Andorinhas do Lago Azul/SP)

É um passarim violeiro que canta sua história por meio de brincadeiras, causos, poesias e truques inspirados nos pássaros. Ele ensina a escapar de gaiolas e convida a voar nas asas da imaginação de um Passarim perdido na Capital.

https://www.youtube.com/user/fabionumtonemai

 

Letícia Leal (Teófilo Otoni/MG)

Lançou seu primeiro CD Urutu no final de 2019. Sem se prender à tradição em que o instrumento está inserido, busca demonstrar sua versatilidade flertando com a música brasileira instrumental, o pop e a MPB.

https://www.youtube.com/channel/UCOJfaoKmfIAFhswHjSnpKpg

 

Bilora (Santa Helena de Minas, MG)

Músico-violeiro-compositor. Tem quatro discos gravados, sendo o mais recente “Balanciô”. Teve sua trajetória musical ligada a festivais de músicas com conquista de 150 prêmios aproximadamente.

https://www.youtube.com/user/Biloravioleiro

 

Henrique Bonna (Rio de Janeiro, RJ)

Em 2010 fundou a primeira orquestra do gênero no Rio de Janeiro, Caipirando Alma Carioca de Viola, que vem fazendo importante trabalho de viola e cultura caipira em terras cariocas. No ano passado lançou o seu CD solo BONNA.

https://www.youtube.com/user/Henrique4172

 

Ricardo Vignini (São Paulo/SP)

Fundador do Matuto Moderno e Moda de Rock tem 4 CDs solos lançados e 20 no total com outros projetos, se apresenta no Brasil todo, EUA, Europa, México, Canadá e Argentina.

https://www.youtube.com/user/vignini

 

Serviço

1º Festival Quarentena Violada

Dias: 11 e 12 de Abril 2020

Local: Página Facebook do Festival - https://www.facebook.com/festivalquarentenaviolada.

 

Programação

Sábado 11 de abril

— 17h Chico Lobo (MG)

— 17h30 Du Machado (RJ)

— 18h Valdir Verona (RS)

— 18h30 Osni Ribeiro (SP)

— 19h Luiz Salgado (MG)

— 19h30 Miltinho Edilberto (SP)

Domingo 12 de abril

— 16h Maestro Sabiá (SP)

— 16h30 Letícia Leal (MG)

— 17h Bilora (MG)

— 17h30 Henrique Bonna (RJ)

— 18h Ricardo Vignini (SP)


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.