Serviço de teleacolhimento é ampliado na Unesp de Botucatu
24/04/2020
Serviço de teleacolhimento é ampliado na Unesp de Botucatu

A partir da próxima segunda-feira (27 de abril), o serviço será ampliado e estará aberto a inscrições de integrantes de toda a comunidade universitária unespiana, com três grupos específicos de teleacolhimento: um destinado aos estudantes de graduação

 

Concebido para possibilitar a troca de experiências entre integrantes da comunidade da Unesp e minimizar o estresse e eventuais situações de sofrimento motivados pela pandemia de Covid-19, o teleacolhimento fechou a semana com cerca de 100 participantes, entre estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos.

A partir da próxima segunda-feira (27 de abril), o serviço será ampliado e estará aberto a inscrições de integrantes de toda a comunidade universitária unespiana, com três grupos específicos de teleacolhimento: um destinado aos estudantes de graduação (calouros e veteranos); outro para pesquisadores, intercambistas (no Brasil e no exterior), residentes da área da saúde e demais alunos de pós-graduação; e um terceiro para os servidores docentes e técnico-administrativos.

Atuam como mediadores no projeto um grupo de voluntários da Unesp formado, entre outros, por psicólogos, egressos e estudantes dos cursos de psicologia da Universidade, que conduzem a interação online por meio das Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Enfrentamento à Covid-19 criadas no Google Meet, ferramenta de videochamadas disponível a todos da Unesp.

Os encontros online têm cerca de 90 minutos de duração e reúnem grupos de até 20 participantes, que ingressam na comunidade virtual por meio de telefone celular ou computador com acesso à internet. Não se trata de psicoterapia, e sim de um serviço para a comunidade universitária.

Ajudaram a estruturar o projeto de teleacolhimento as supervisões do Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPPA) da Unesp em Assis e do Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da Unesp em Bauru; a coordenação do Instituto de Pesquisa e Práticas Pedagógicas (IEP³) da Unesp; a Ouvidoria-Geral da Universidade; e servidores voluntários dos câmpus de Assis, Bauru, Botucatu e São José do Rio Preto. A articulação inicial partiu do Comitê Unesp Covid-19.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.