90% das unidades da Unesp têm aula remota na pós-graduação
16/05/2020
90% das unidades da Unesp têm aula remota na pós-graduação

Das 34 unidades, apenas 4 não têm nenhuma atividade didática digital na pós, onde o percentual de disciplinas presenciais que estão sendo oferecidas remotamente em cada um desses locais varia de 2,9% a 100%.

 

Levantamento realizado pela Pró-reitoria de Pós-graduação (Propg) da Unesp, na primeira semana de maio, mostrou que 30 das 34 unidades da Universidade com Programas de Pós-graduação realizam alguma atividade didática por meio de plataformas digitais. O percentual de disciplinas presenciais que estão sendo oferecidas remotamente em cada um desses locais varia de 2,9% a 100%.

O levantamento da Propg também mostrou que estão em curso em toda a Unesp 642 disciplinas de pós-graduação, em formato não presencial, das 1.147 que seriam realizadas presencialmente. O que representa 56% do total. Desde o início da quarentena, nos preocupamos em preservar a saúde de docentes e alunos com a suspenção das atividades presenciais de ensino e estimulamos as não presenciais. Nossa sondagem mostra que os professores responderam ao chamamento da Universidade e aceitaram o desafio de lecionarem remotamente nesse momento de isolamento social, estratégia de adaptação à pandemia”, afirma a professora Telma Berchielli, pró-reitora de Pós-Graduação da Unesp.

Na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Unesp, câmpus de Presidente Prudente, das 37 disciplinas presenciais propostas, no início do ano, 30 estão em curso no formato digital. O que representa um índice de 81,1%. Quatro delas são ministradas no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG).

A partir do momento em que passaram a vigorar as medidas de isolamento social, o Conselho do PPGG enviou um questionário aos alunos com o objetivo de identificar as condições de saúde, a situação do local em que se encontravam em isolamento, as condições de acesso a computador e internet. Através de uma videoconferência, com grande participação dos alunos, e com base no levantamento realizado, decidimos retomar as disciplinas regulares a partir de alguns princípios. Primeiro, o ensino a distância será utilizado apenas em circunstância especial, os docentes devem oferecer diferentes alternativas de procedimentos para o andamento da disciplina, não ocorrerão avaliações durante esse período e as disciplinas não devem ser concluídas sem, no mínimo, um encontro presencial ao final, condição que pode ser revista dependendo das medidas de isolamento”, explica o professor Everaldo Melazzo, coordenador do PPGG.

 Nos três maiores câmpus da Unesp, o índice mínimo de disciplinas em andamento supera os 28%.

Na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus de Araraquara, a disciplina ‘Práticas Semióticas’, do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa (PPGLLP), é uma da 21 matérias da unidade que ocorre virtualmente. Ela é ministrada pelos professores Jean Cristtus Portela, Arnaldo Cortina e Matheus Schwartzmann, com a colaboração dos pós-doutorandos Patrícia Moreira e Thiago Correa.

Essa é a primeira experiência didática virtual do professor e coordenador da PPGLLP, Jean Cristtus Portela, que já havia tido contato com algumas das ferramentas tecnológicas, mas estava acostumado com as aulas tradicionais por meio da exposição oral, com uso de lousa e debates presenciais, no máximo com a utilização de alguns slides.

O desafio inicial foi chegar a um consenso entre os responsáveis pela disciplina sobre o que e como poderíamos fazer, e se seria conveniente adotarmos estratégias remotas de formação nesse momento. O segundo desafio, que foi um princípio que nos impusemos, era a questão da inclusão, tanto no que se refere ao acesso dos alunos a computadores e à conexão de internet quanto em relação aos discentes surdos, que careciam da atuação do intérprete de Libras. Quando tivemos retorno positivo sobre as condições de acessibilidade tecnológica de toda a turma e a confirmação, por parte da direção da faculdade, de que teríamos o tradutor, vimos que seria possível dar continuidade ao nosso curso”, conta Jean Cristtus Portela.

Para dar suporte aos docentes interessados em conhecer e utilizar plataformas virtuais, o Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP³) da Unesp lançou o curso ‘Tecnologias Digitais Google de Apoio ao Ensino e Aprendizagem’, voltado para o ensino e aprendizagem.

O IEP³ também disponibilizou um formulário no Google para recolher dos usuários avaliações sobre o curso, sobre a página na internet, os vídeos e sobre as transmissões ao vivo.


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