Botucatu está próxima dos mil casos de coronavírus, com 76% dos leitos de UTI do HC ocupados
19/07/2020
Botucatu está próxima dos mil casos de coronavírus, com 76% dos leitos de UTI do HC ocupados

Foto - Divulgação/HC

O mais recente boletim divulgado na noite deste domingo mostra que a Cidade atingiu a marca dos 987 casos de pessoas infectadas e o seu mais alto percentual de leitos ocupados de UTI desde o início da pandemia

 

Nas próximas horas a Cidade de Botucatu deverá chegar a mil pessoas na Cidade que testaram positivo para codiv-19, o novo coronavírus. O mais recente boletim divulgado na noite deste domingo, 19, mostra que foi atingida a marca dos 987 casos de pessoas infectadas, sendo 705 pacientes recuperados; 251 em isolamento social acompanhados por familiares e equipes de Saúde do Município; e 11 internações com a doença confirmada.

Além disso, a ocupação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) atinge seu mais alto percentual de leitos ocupados desde o início da pandemia: 76%. Isso significa que são 23 pacientes para 30 leitos disponíveis.

Já o Hospital da Unimed que registrou nesse domingo a morte de uma senhora de 78 anos a situação é mais tranquila com 10% de ocupação, ou seja, um paciente para 10 leitos disponíveis.

A relação aos óbitos de moradores de Botucatu chegou a 20 casos, sendo 15 no Hospital das Clinicas e cinco no Hospital da Unimed. Como recebe pacientes de outras cidades da região o HC tem outras 25 mortes registradas.

 

Avanço da doença

Ao divulgar o boletim deste domingo, o secretário municipal de Saúde, André Spadaro,  mostrou sua preocupação com relação ao avanço da pandemia não só em Botucatu, como no interior do Estado e pediu que a atenção com a prevenção seja redobrada.

“É preciso reduzir as saídas de casa sem necessidade; reforçar o uso de máscara o tempo todo ao sair;  evitar aglomerações; manter distância de 1,5 a 3 metros nos ambientes de trabalho e no comércio; e não relaxar com os cuidados de higienização das mãos”, elenca Spadaro.

O secretário orienta para que todas as pessoas que apresentarem sintomas gripais devem se afastar de suas atividades, imediatamente e entrar em contato com a Central de Coronavírus para realizar os testes, respeitando o período de isolamento domiciliar, junto com todos os que moram na mesma casa até saber o resultado, conforme orientação das equipes de monitoramento. 

“A testagem e o isolamento das pessoas com sintomas gripais e de seus contatos mais próximos é a principal ferramenta no combate da pandemia nesse momento. Com a colaboração de todos podemos atravessar esse momento mais crítico da pandemia e manter a capacidade de atendimento digno das pessoas que necessitarem de internação  e de leitos na UTI”, concluiu Spadaro.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.