Botucatu ultrapassa a casa dos mil casos de moradores infectados com o novo coronavírus
20/07/2020
Botucatu ultrapassa a casa dos mil casos de moradores infectados com o novo coronavírus

Foto - Divulgação/HC

 

 O secretário de Saúde mostra preocupação com relação ao avanço da pandemia não só em Botucatu, como no interior do Estado e pede que a atenção com a prevenção seja redobrada

 

A Cidade de Botucatu, de acordo com o boletim divulgado na noite desta segunda-feira (20), chegou a 1007 casos de moradores infectados com covid-19, o novo coronavírus, sendo 706 pacientes recuperados; 271 em isolamento social (quarentena) acompanhados por familiares e equipes de Saúde do Município; 12  internações com a doença confirmada e 20 óbitos.

Além disso, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) está com 70% dos leitos ocupados. São 21 pacientes para 30 leitos disponíveis (oito de Botucatu e os demais de outras cidades da região). Já o Hospital da Unimed está com 10% de ocupação, ou seja, um paciente para 10 leitos disponíveis.

O quadro de óbitos de moradores de Botucatu aponta que 15 ocorreram no Hospital das Clinicas e cinco no Hospital da Unimed. Como recebe pacientes de outras cidades da região o HC tem outras 25 mortes registradas.

Estão internados com suspeita ou confirmação da doença 20 pacientes de Botucatu sendo 15 deles no Hospital das Clínicas da Faculdade  de Medicina (HCFM) e os outros cinco no Hospital da Unimed.

 

Avanço da doença

Nunca é demais lembrar que o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, vem mostrando sua preocupação com relação ao avanço da pandemia não só em Botucatu, como no interior do Estado e pediu que a atenção com a prevenção seja redobrada.

“É preciso reduzir as saídas de casa sem necessidade; reforçar o uso de máscara o tempo todo ao sair; evitar aglomerações; manter distância de 1,5 a 3 metros nos ambientes de trabalho e no comércio; e não relaxar com os cuidados de higienização das mãos”, elenca Spadaro.

O secretário orienta para que todas as pessoas que apresentarem sintomas gripais  se afastem de suas atividades, imediatamente e entrem em contato com a Central de Coronavírus para realizar os testes, respeitando o período de isolamento domiciliar, junto com todos os que moram na mesma casa até saber o resultado, conforme orientação das equipes de monitoramento.

“A testagem e o isolamento das pessoas com sintomas gripais e de seus contatos mais próximos é a principal ferramenta no combate da pandemia nesse momento. Com a colaboração de todos podemos atravessar esse momento mais crítico da pandemia e manter a capacidade de atendimento digno das pessoas que necessitarem de internação  e de leitos na UTI”, concluiu Spadaro.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.