Com o avanço da pandemia de coronavírus em Botucatu, a prevenção deve ser redobrada
21/07/2020
Com o avanço da pandemia de coronavírus em Botucatu, a prevenção deve ser redobrada

Foto - Divulgação/HC

Botucatu chegou a 1020 casos de infectados e o secretário de Saúde realça que a testagem e o isolamento das pessoas com sintomas gripais e de seus contatos mais próximos é a principal ferramenta no combate da pandemia nesse momento

 

No boletim sobre a pandemia de covid-19, o novo coronavírus, em Botucatu, o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, mais uma vez externou sua preocupação com relação ao avanço da pandemia não só em Botucatu, como no interior do Estado e pediu que a atenção com a prevenção seja redobrada.

O secretário alertou que é preciso reduzir as saídas de casa sem necessidade; reforçar o uso de máscara o tempo todo ao sair; evitar aglomerações; manter distância de 1,5 a 3 metros nos ambientes de trabalho e no comércio; e não relaxar com os cuidados de higienização das mãos.

“Todas as pessoas que apresentarem sintomas gripais devem se afastar de suas atividades, imediatamente e entrar em contato com a Central de Coronavírus para realizar os testes, respeitando o período de isolamento domiciliar, junto com todos os que moram na mesma casa até saber o resultado, conforme orientação das equipes de monitoramento”, colocou Spadaro.

Ele realça que a testagem e o isolamento das pessoas com sintomas gripais e de seus contatos mais próximos é a principal ferramenta no combate da pandemia nesse momento. “Com a colaboração de todos podemos atravessar esse momento mais crítico da pandemia e manter a capacidade de atendimento digno das pessoas que necessitarem de internação  e de leitos na UTI”, concluiu o secretário.

 

Números atuais

A Cidade de Botucatu, de acordo com o boletim divulgado na noite desta terça-feira chegou a 1020 casos de moradores infectados com covid-19, sendo 737 pacientes recuperados; 250 em isolamento social (quarentena) acompanhados por familiares e equipes de Saúde do Município; 13 internações com a doença confirmada e 20 óbitos.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) está com 76% dos leitos ocupados. São 23 pacientes para 30 leitos disponíveis (nove de Botucatu e os demais de outras cidades da região). Já o Hospital da Unimed não conta com nenhum paciente em UTI, tendo 10 leitos disponíveis.

Nas últimas 24 horas, não houve alteração no quadro de óbitos de moradores de Botucatu. São 15 casos no Hospital das Clinicas e cinco no Hospital da Unimed. Como recebe pacientes de outras cidades da região o HC tem outras 28 mortes registradas.

Estão internados com suspeita ou confirmação da doença 20 pacientes de Botucatu sendo 15 deles no Hospital das Clínicas da Faculdade  de Medicina (HCFM) e os outros cinco no Hospital da Unimed.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.