Botucatu ultrapassa os 1.200 casos de pacientes que foram diagnosticados com coronavírus
29/07/2020
Botucatu ultrapassa os 1.200 casos de pacientes que foram diagnosticados com coronavírus

Até agora foram 875 recuperados; 301 em isolamento social acompanhados por familiares e equipes de Saúde do Município; 11 internações com a doença confirmada; e 25 mortes

 

Em boletim diário divulgado na noite desta quarta-feira, dia 29, o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, apontou  que, atualmente, a cidade tem 1.218 casos confirmados de covid-19, sendo 875 recuperados; 301 em isolamento social acompanhados por familiares e equipes de Saúde do Município; 11 internações com a doença confirmada; e 25 mortes.

Com relação às testagens realizadas em diferentes pontos da Cidade nas últimas semanas foram 7.028 casos negativos e 987 positivos. Em números de  óbitos, não houve alteração, permanecendo 19 no HC e seis no Hospital da Unimed, tendo a Cidade 25 mortes causadas por coronavírus, desde o início da pandemia.

 

Avanço da pandemia

Há vários dias o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, vem alertando o avanço da pandemia em Botucatu e pede que a atenção com a prevenção seja redobrada. “É preciso reduzir as saídas de casa sem necessidade; reforçar o uso de máscara o tempo todo ao sair; evitar aglomerações; manter distância de 1,5 a 3 metros nos ambientes de trabalho e no comércio; e não relaxar com os cuidados de higienização das mãos”, elenca Spadaro.

O secretário orienta para que todas as pessoas que apresentarem sintomas gripais se afastem de suas atividades, imediatamente e entrem em contato com a Central de Coronavírus para realizar os testes, respeitando o período de isolamento domiciliar, junto com todos os que moram na mesma casa até saber o resultado, conforme orientação das equipes de monitoramento.

“A testagem e o isolamento das pessoas com sintomas gripais e de seus contatos mais próximos é a principal ferramenta no combate da pandemia nesse momento. Com a colaboração de todos podemos atravessar esse momento mais crítico da pandemia e manter a capacidade de atendimento digno das pessoas que necessitarem de internação  e de leitos na UTI”, concluiu Spadaro.

 

                                                                             Nota do HC à imprensa

Frente às recentes notícias divulgadas pela mídia local sobre a ocupação completa de seus leitos de UTI destinados aos pacientes com diagnóstico de COVID-19 e a abertura de novos leitos para a mesma finalidade, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) esclarece que:

- As informações sobre a disponibilidade de leitos, evolução de pacientes acometidos pela COVID-19 e situação da pandemia de coronavírus são divulgadas exclusivamente através de boletins oficiais do HCFMB e pela Prefeitura Municipal de Botucatu (PMB), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A divulgação de dados não oficiais pode não traduzir a situação real da capacidade hospitalar do HCFMB para o enfrentamento da COVID-19, além de gerar instabilidade e insegurança aos cidadãos que necessitam de atendimento e internação hospitalar.

- O HCFMB e a PMB trabalham em estreita proximidade para garantir atendimento digno e de qualidade a todos os indivíduos acometidos pela COVID-19, em particular para os que evoluem com maior gravidade e que necessitam de leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Entretanto, as decisões finais sobre este atendimento cabem exclusivamente ao HCFMB. Nesse sentido, o HCFMB estabeleceu estratégias de otimização do emprego de leitos hospitalares que asseguram o atendimento em UTI nos diferentes cenários da pandemia. Se houver demanda, essas ações poderão ser implantadas a curto prazo, progressivamente, assegurando o atendimento a população.

O HCFMB é uma autarquia do Estado e segue com seu comprometimento de prestar atendimento de excelência às cidades pertencentes à DRS VI Bauru.

 

Atenciosamente

Superintendência do HCFMB

Assessoria de Imprensa do HCFMB


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.