Botucatu ultrapassa os mil casos de pacientes que contraíram covid-19 e foram recuperados
10/08/2020
Botucatu ultrapassa os mil casos de pacientes que contraíram covid-19 e foram recuperados

Cidade tem 1.412 casos confirmados de covid-19, sendo 1037 recuperados; 336 em isolamento social acompanhados por familiares e equipes de Saúde do Município; 12 internações com a doença confirmada; e 27 mortes

 

Em boletim diário divulgado na noite deste domingo, dia 10, o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, apontou que, atualmente, a cidade tem 1.412 casos confirmados de covid-19, sendo 1037 recuperados; 336 em isolamento social acompanhados por familiares e equipes de Saúde do Município; 12 internações com a doença confirmada; e 27 mortes.

Com relação às testagens realizadas pela Prefeitura Municipal em diferentes pontos da Cidade nas últimas semanas foram 8072 casos negativos e 1.144 positivos. Em números de óbitos, foram 21 no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) e seis no Hospital da Unimed, desde o início da pandemia.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no HCFM está com 66% dos leitos ocupados. São 20 pacientes para 30 leitos disponíveis (sete de Botucatu e os demais de outras cidades da região). Já no Hospital da Unimed que conta com 10 leitos reservados para UTI, não há nenhum paciente internado.

 

Apontamentos gráficos

O professor doutor da HCFM,  Antonio Luiz Caldas Júnior, que vem fazendo nas últimas semanas um estudo sobre a pandemia em Botucatu com dados estatísticos e apontamentos gráficos, ressaltou que houve evolução da doença nos últimos 60 dias na Cidade.

“A exemplo dos óbitos, percebemos que os casos novos continuam a crescer conforme revelam as médias móveis (de três semanas). Botucatu bateu recorde de casos novos confirmados em uma única semana. Foram mais de 22 casos novos por dia, em média”, disse Caldas.

 

Avanço da pandemia

Há vários dias o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, vem alertando o avanço da pandemia em Botucatu e pede que a atenção com a prevenção seja redobrada. “É preciso reduzir as saídas de casa sem necessidade; reforçar o uso de máscara o tempo todo ao sair; evitar aglomerações; manter distância de 1,5 a 3 metros nos ambientes de trabalho e no comércio; e não relaxar com os cuidados de higienização das mãos”, elenca Spadaro.

O secretário orienta para que todas as pessoas que apresentarem sintomas gripais se afastem de suas atividades, imediatamente e entrem em contato com a Central de Coronavírus para realizar os testes, respeitando o período de isolamento domiciliar, junto com todos os que moram na mesma casa até saber o resultado, conforme orientação das equipes de monitoramento.

“A testagem e o isolamento das pessoas com sintomas gripais e de seus contatos mais próximos é a principal ferramenta no combate da pandemia nesse momento. Com a colaboração de todos podemos atravessar esse momento mais crítico da pandemia e manter a capacidade de atendimento digno das pessoas que necessitarem de internação  e de leitos na UTI”, concluiu Spadaro.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.