Botucatu ultrapassa os 1.500 casos de munícipes que foram diagnosticados com coronavírus
17/08/2020
Botucatu ultrapassa os 1.500 casos de munícipes que foram diagnosticados com coronavírus

Até agora foram 1.344 recuperados; 190 em isolamento social acompanhados por familiares e equipes de Saúde do Município; 11 internações com a doença confirmada; e 29 mortes

 

Em boletim diário divulgado na noite desta segunda-feira, dia 21, o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, apontou  que, atualmente, a cidade tem 1.574 casos confirmados de covid-19, sendo que 1.344 foram recuperados; 190 estão em isolamento social acompanhados por familiares e equipes de Saúde do Município; 11 internações com a doença confirmada; e 29 mortes.

Com relação às testagens realizadas em diferentes pontos da Cidade pela Prefeitura Municipal nas últimas semanas foram 9.136 casos negativos e 1.282 positivos. Em números de  óbitos, foram 23 casos no HC e seis no Hospital da Unimed, desde o início da pandemia. Estão internados 17 pacientes de Botucatu com suspeita ou confirmação da doença. São 12 no HC e cinco no hospital particular.

Com relação a ocupação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dos 30 leitos disponíveis no HC, 22 estão ocupados (seis pacientes de Botucatu e 16 de outras cidades da região), um percentual de 73%. Já no Hospital da Unimed, a ocupação é de 10%, ou seja, um paciente para 10 dez leitos disponíveis.

 

Avanço da pandemia

Há vários dias o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, vem alertando sobre a pandemia em Botucatu e pede que a atenção com a prevenção seja redobrada. “É preciso reduzir as saídas de casa sem necessidade; reforçar o uso de máscara o tempo todo ao sair; evitar aglomerações; manter distância de 1,5 a 3 metros nos ambientes de trabalho e no comércio; e não relaxar com os cuidados de higienização das mãos”, elenca Spadaro.

O secretário orienta para que todas as pessoas que apresentarem sintomas gripais se afastem de suas atividades, imediatamente e entrem em contato com a Central de Coronavírus para realizar os testes, respeitando o período de isolamento domiciliar, junto com todos os que moram na mesma casa até saber o resultado, conforme orientação das equipes de monitoramento.

“A testagem e o isolamento das pessoas com sintomas gripais e de seus contatos mais próximos é a principal ferramenta no combate da pandemia nesse momento. Com a colaboração de todos podemos atravessar esse momento mais crítico da pandemia e manter a capacidade de atendimento digno das pessoas que necessitarem de internação  e de leitos na UTI”, concluiu Spadaro.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.