Campanha de Vacinação Antirrábica é cancelada por risco de infecção pela covid-19
20/08/2020
Campanha de Vacinação Antirrábica é cancelada por risco de infecção pela covid-19

Foto - Divulgação

Devido ao risco de trans­missão em situações que geram aglo­meração, as equipes técnicas de saúde estadual e muni­cipais optaram por manter apenas a imunização de ro­tina

 

A Campanha Anual de Vacinação Antirrábica 2020 foi cancelada em Botucatu em cumprimento a Deliberação CIB nº 65, do Governo do Estado de São Paulo. De acordo com o documento devido a situação epidemiológica da raiva no Estado de São Paulo em que o último caso humano ocorreu em 1997 e o último caso animal em 1998.

A nota esclarece que obedece o Ofício Circular N° 66/2020/SVS/MS, em que o Ministério da Saúde alerta sobre o risco de infecção pela covid-19, o novo coronavírus, em situações em que haja aglomeração de pessoas para a realização das campanhas de vacinação antirrábica canina e felina.

A Secretaria de Estado da Saúde, aponta que devido ao risco de trans­missão do novo coronavírus em situações que geram aglo­meração, as equipes técnicas de saúde estadual e muni­cipais optaram por manter apenas a imunização de ro­tina, disponível nos serviços de saúde municipais ou es­tabelecimentos médico-ve­terinários privados, sendo responsabilidade do tutor ou proprietário zelar pela saúde do animal de estimação. Medida vale para os 645 municípios paulistas.  A campa­nha poderá ser reprogramada a depender do cenário epide­miológico do novo coronaví­rus,

Em Botucatu, a Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) realizará vacinação preventiva em locais onde são encontrados morcegos positivos para a raiva, doença que não tem tratamento e nem cura e é transmitida a cães e gatos por meio de contato com morce­gos contaminados. Por isso, há necessidade de proteger os ani­mais domésticos, uma vez que a doença pode ser transmitida também ao homem.

Os morcegos são animais silvestres protegidos por lei, e contribuem com o meio am­biente porque agem na poli­nização de flores, dispersão de sementes, controle da popula­ção de insetos. Portanto, não devem ser exterminados em qualquer hipótese. Quem en­contrar um morcego, mesmo que esteja morto, deve acionar a Vigilância Am­biental para que sejam orien­tados corretamente.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.