Secretário de Saúde reforça alerta aos munícipes para evitar contaminação por covid-19
18/11/2020
Secretário de Saúde reforça alerta aos munícipes para evitar contaminação por covid-19

Secretário alerta a comunidade sobre o 2ª fase da doença que já atinge países da Europa, EUA e diversas cidades brasileiras e pede que a atenção com a prevenção seja redobrada, já que nas últimas horas foi registrado um aumento de testes positivos de PCR realizados pela Prefeitura Municipal

 

O secretário municipal de Saúde de Botucatu, André Spadaro, em boletim diário sobre os números atualizados da pandemia de covid-19, o novo coronavírus, divulgados nesta terça-feira (17) alerta a comunidade sobre o 2ª fase da doença que já atinge países da Europa, EUA e diversas cidades brasileiras e pede que a atenção com a prevenção seja redobrada, já que nas últimas horas foi registrado um aumento de testes positivos de PCR realizados pela Prefeitura Municipal.

“É preciso reduzir as saídas de casa sem necessidade; reforçar o uso de máscara o tempo todo ao sair; evitar aglomerações; manter distância de 1,5 a 3 metros nos ambientes de trabalho e no comércio; e não relaxar com os cuidados de higienização das mãos”, elenca Spadaro.

O secretário orienta para que todas as pessoas que apresentarem sintomas gripais se afastem de suas atividades, imediatamente e entrem em contato com a Central de Coronavírus (3811-1519) para realizar os testes, respeitando o período de isolamento domiciliar, junto com todos os que moram na mesma casa até saber o resultado, conforme orientação das equipes de monitoramento.

“A testagem e o isolamento das pessoas com sintomas gripais e de seus contatos mais próximos é a principal ferramenta no combate da pandemia nesse momento. Com a colaboração de todos podemos manter a capacidade de atendimento digno das pessoas que necessitarem de internação e de leitos na UTI”, concluiu Spadaro.

 

Dados atuais

Atualmente, a Cidade tem 2.868 casos confirmados da doença, sendo que 2.719 foram recuperados; 94 estão em isolamento social acompanhados por familiares e equipes de Saúde do Município; 03 internações com a doença confirmada; e 52 óbitos.

As testagens realizadas em diferentes pontos da Cidade pela Prefeitura Municipal nas últimas semanas somam 20.707 casos negativos e 2.322 positivos. Em números de óbitos, foram 52 casos, sendo 41 no HC e 11 no Hospital da Unimed. Estão internados no HC 05 pacientes de Botucatu com suspeita ou confirmação da doença e 03 no Hospital da Unimed.

Com relação à ocupação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dos 30 leitos disponíveis no HC, 17 estão ocupados (dois pacientes de Botucatu e 15 de outras cidades da região), percentual de 56%. No Hospital da Unimed dos dez leitos reservados para covid-19, um está ocupado.

 

                                                                                     As etapas da Covid-19 no organismo

Estágio 1

No estágio 1, considerado leve, é quando ocorre a infecção inicial. O vírus entra no organismo pela boca ou pelo nariz. A partir daí, ele pode percorrer o caminho até o pulmão, o que é mais comum, ou até o estômago, caso o paciente tenha reflexo de deglutição. Por isso, os primeiros sintomas da doença costumam ser tosse ou diarreia

A infectologista explica que, nesse primeiro momento, o corpo lança uma defesa imunológica padrão, que consiste na liberação da proteína chamada interferon. Ela atua na capacidade do vírus de se replicar e recrutam outras células imunológicas para atacá-lo. A maioria das pessoas consegue eliminar o novo coronavírus ainda nesse estágio.

 

Estágio 2

No estágio 2, considerado moderado, é quando há o envolvimento pulmonar. Após a defesa imunológica inicial, o corpo lança uma segunda onda de ataque do sistema imunológico, chamada resposta imune adaptativa. Esse processo consiste na liberação de anticorpos específicos

Em alguns pacientes, no entanto, o vírus se replica e se espalha antes que o sistema imunológico o controle. Isso pode acontecer quando o paciente é exposto a uma grande carga viral ou tem o sistema imunológico debilitado, segundo a médica

O primeiro órgão a ser atacado pelo vírus é o pulmão, causando uma inflamação localizada no órgão. Com isso, o paciente desenvolve pneumonia viral, com tosse, febre e possível falta de oxigênio no corpo, além de falta de ar e sensação de profundo cansaço, conforme explica a infectologista.

 

Estágio 3

O estágio 3, considerado grave, é quando há hiperinflamação sistêmica. Uma vez que o sistema imunológico não consegue eliminar o vírus, ele pode surtar e começar a reagir exageradamente, produzindo mais e mais proteínas inflamatórias, chamadas citocinas, causando, assim uma inflamação generalizada

O processo pode resultar em choque, falência respiratória e colapso cardiorrespiratório, o que pode ser fatal. Apenas de 5% a 10% dos pacientes evoluem para este estágio.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.