Dados apontam que casos novos de covid-19 em Botucatu suplantam média do Estado e do Brasil
23/11/2020
Dados apontam que casos novos de covid-19 em Botucatu suplantam média do Estado e do Brasil

No levantamento consta que reuniões e festas com a presença de centenas de pessoas causando novos casos tem que ser entendidas como afronta à saúde pública e um desrespeito para com aqueles que desde março estão cumprindo rigorosamente as medidas de contenção do vírus

 

Os professores Antonio Luiz Caldas Junior e João Carlos Vieira, desde o início da pandemia de covid-19, o novo coronavírus, estão fazendo levantamento regulares, com gráficos estatísticos, sobre a evolução da doença e das internações no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina – Unesp, que atende a várias cidades da região, assim como um panorama geral do país.

No mais recente levantamento Caldas e Vieira apontam que nas duas últimas duas semanas o número de novos casos de Covid-19 vem subindo em nosso país,  assim como o aumento do contágio em Botucatu que está em 1,9%.

“O surpreendente nos dados atuais é que a taxa de casos novos por 100 mil habitantes, em Botucatu, superou as taxas do Brasil e do Estado de São Paulo, na última semana, ao contrário do que vinha ocorrendo. Tudo isso exige muita cautela e mais divulgação, pois está faltando informações à população”, aponta Caldas.

Para Joao Carlos Vieira, independentemente do limiar de uma segunda onda da pandemia, o aumento significativo de novos casos na semana encerrada no domingo (22), tem que levar à uma profunda reflexão e a um chamamento geral, em especial para aqueles que têm a responsabilidade de gerir o combate à covid-19.

“Os eventos tornados públicos nos últimos dias, dando conta de duas ou três reuniões/festas, com a presença de centenas de pessoas, com a presença de infectados, causando uma explosão de novos casos dentre os participantes, tem que ser entendidas como uma afronta à saúde pública, um desrespeito para com aqueles que desde março estão cumprindo rigorosamente as medidas de contenção do vírus”, disse Vieira.

Segundo ele, não é possível mais conviver com tal atitude de pessoas desprovidas do sentimento da urbanidade. “Também é necessário que medidas mais rigorosas e efetivas sejam aplicadas, caso já existam, ou criadas para evitar tais atitudes de desprezo pela vida, a dos outros, principalmente”, pondera.

 

Vieira diz que cabe às autoridades fazer uso de seu poder de polícia, para coibir tais práticas. “Com uma taxa de propagação do vírus beirando o índice 2 (ou seja, cada 100 infectados podem contaminar outros 200), se não forem adotadas essas medidas de conscientização e fiscalização, a situação poderá ficar muito grave, com a sequência + infectados = mais ocupação de leitos de UTI = mais óbitos. Infelizmente, chegamos a um ponto de inflexão. Tem  que se tomar uma ação, imediatamente”, conclui o professor.

 

Avanço da pandemia

Há várias semanas o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, vem alertando sobre a pandemia em Botucatu e pede que a atenção com a prevenção seja redobrada. “É preciso reduzir as saídas de casa sem necessidade; reforçar o uso de máscara o tempo todo ao sair; evitar aglomerações; manter distância de 1,5 a 3 metros nos ambientes de trabalho e no comércio; e não relaxar com os cuidados de higienização das mãos”, elenca Spadaro.

O secretário orienta para que todas as pessoas que apresentarem sintomas gripais se afastem de suas atividades, imediatamente e entrem em contato com a Central de Coronavírus para realizar os testes, respeitando o período de isolamento domiciliar, junto com todos os que moram na mesma casa até saber o resultado, conforme orientação das equipes de monitoramento.

“A testagem e o isolamento das pessoas com sintomas gripais e de seus contatos mais próximos é a principal ferramenta no combate da pandemia nesse momento. Com a colaboração de todos podemos atravessar esse momento mais crítico da pandemia e manter a capacidade de atendimento digno das pessoas que necessitarem de internação  e de leitos na UTI”, concluiu Spadaro.

 

Outros números de Botucatu

Botucatu soma 2.949 pessoas que se infectaram com a doença, desde o início da pandemia, sendo que 2.750 se recuperaram; 144 estão em isolamento social acompanhados por familiares e equipes de Saúde do Município; além de 03 internações com a doença confirmada; e 52 mortes. Com relação às testagens realizadas pela Prefeitura Municipal em diferentes pontos da Cidade nas últimas semanas foram 21.540 casos negativos e 2.400 positivos.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.