Hemocentro de Botucatu tem recorde de doações após acidente com 41 mortes em Taguaí
26/11/2020
Hemocentro de Botucatu tem recorde de doações após acidente com 41 mortes em Taguaí

Policiais militares do Comando de Policiamento do Interior -  CPI-7  de Sorocaba,  do 12° Batalhão de Botucatu compareceram ao Hemocentro para doar sangue às vítimas

 

O Hemocentro de Botucatu (SP) registrou um recorde de doações nesta quarta-feira (25), após um apelo por conta da tragédia que matou 41 pessoas em Taguaí (SP).  Policiais militares do Comando de Policiamento do Interior (CPI-7 de Sorocaba) e do 12° Batalhão de Botucatu compareceram ao Hemocentro de Botucatu para doar sangue às vítimas.

Foram 160 doadores de sangue em poucas horas, 33% a mais do que a média diária. A capacidade é de 120 coletas por dia. O local estava com os estoques em níveis críticos, assim como os demais bancos de sangue do Estado.

"Com a ajuda dos cidadãos, o abastecimento em Botucatu aumentou em poucas horas. Agradecemos a todos os que estão doando, se solidarizando e nos ajudando a salvar vidas", comentou o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

HC de Botucatu recebeu vítimas de acidente de ônibus com mais de 40 mortos  e o Hemocentro funcionou excepcionalmente até as 19h, para atender a todos que procuraram o local.  Além dos 41 mortos, há nove pessoas internadas.

O Hemocentro funciona de segunda à sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 7h às 12h. Para o agendamento, o Hemocentro disponibiliza aos doadores o telefone (14) 3811-6041 (ramal 240) e os WhatsApps (14) 99624-7055 e (14) 99631-5650. O Hemocentro de Botucatu é o serviço de referência técnica na área de hemoterapia, sendo responsável por garantir a manutenção dos estoques de hemocomponentes para sua região de abrangência.

Para reforçar a ação de captação de sangue realizada pelo Hemocentro de Botucatu, em face do grave acidente ocorrido na nossa região, a Unimed Botucatu estará recebendo doações em seu posto de coleta nesta sexta-feira (27/11) - é só agendar pelo telefone: (14) 3112-7676.

 

Hospital da Unimed

O Posto de Coleta de Sangue da Unimed Botucatu funciona durante todo o ano e foi implantado para facilitar as doações em nosso município. Ele fica no centro da cidade (Rua Major Leônidas Cardoso) junto ao Hospital Unidade I. O local tem estacionamento privativo e é preciso agendar o horário para as doações. Todo o sangue coletado é enviado ao Hemocentro do HC da Faculdade de Medicina de Botucatu, de onde é distribuído para toda a região.

 

O acidente

O acidente entre um ônibus e um caminhão que deixou 41 mortos aconteceu na manhã desta quarta-feira (25) em Taguaí, na região de Avaré (SP), segundo a Polícia Militar de São Paulo. A colisão ocorreu no km 172 da Rodovia Alfredo de Oliveira Carvalho.

O ônibus, que seguia sentido Taguaí, bateu de frente em uma carreta que vinha no sentido contrário da rodovia. No veículo havia cerca de 50 funcionários da Stattus Jeans, com sede em Taguaí. Segundo informações da Polícia Militar, o ônibus pegou passageiros em Itaí e Taquarituba e seguia para a empresa têxtil quando houve o acidente.

Segundo a Artesp, a empresa de ônibus não tinha autorização para operar. O veículo envolvido na batida, com placa DJC 8811, acumula 11 multas - 2 municipais, 1 do Detran e 8 do D.E.R. Além disso, estava com IPVA, licenciamento e DPVAT atrasados, ou seja, não poderia estar em circulação. Em nota à imprensa, no entanto, a empresa negou irregularidades.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.