Na última semana HC da Unesp de Botucatu registra mais quatro mortes por coronavírus
24/12/2020
Na última semana HC da Unesp de Botucatu registra mais quatro mortes por coronavírus

Na quarta-feira foram dois pacientes de Conchas: um homem de 53 anos e uma mulher de 30 e nesta quinta-feira outras duas mortes foram registradas, sendo duas mulheres, de 72 e 59 anos, moradoras de Paranapanema e Pardinho, respectivamente

 

O mais recente boletim sobre a pandemia de covid-19, o novo coronavírus, divulgado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) aponta mais quatro mortes na últimas 48 horas. Nesta quarta-feira (23) foram dois pacientes de Conchas, sendo um homem de 53 anos e uma mulher de 30. Já nesta quinta-feira (24) outras duas mortes foram registradas. Trata-se de duas mulheres, de 72 e 59 anos, moradoras de Paranapanema e Pardinho respectivamente. 

Com isso o HC contabiliza agora 111 óbitos, sendo 44 de Botucatu e o restante de outras cidades da região.  Os demais óbitos em Botucatu acontecerem no Hospital da Unimed, totalizando 57 casos.

Dos 24 leitos disponíveis no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) 19 estão ocupados (10 pacientes de Botucatu e 09 de outras cidades da região), percentual de 79%. No Hospital da Unimed dos dez leitos reservados para covid-19, dois estão ocupados, percentual de 20%.

Nunca é demais lembrar que por determinação do Ministério da Saúde, conforme a Portaria nº 3.124 publicada em 18 de novembro de 2020, o HCFMB opera com 24 leitos de UTI covid-19. Desde o mês de junho, o HCFMB totalizava 30 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes com diagnóstico confirmado de covid-19. A taxa de ocupação dos leitos de UTI do HC é calculada com base nestes 24 leitos.

Por cidades, o quadro atual regional de covid-19 no Hospital das Clínicas, além dos óbitos de pacientes de Botucatu, tem Conchas com 11 casos; São Manuel com nove; Laranjal Paulista com sete; Itatinga com cinco; Areiópolis com quatro; Torre de Pedra, Pratânia, Itu, Bofete e Pardinho somam duas mortes; e Arandu, Pirajuí, Itapetininga, Pereiras, Taquarituba, Lençóis Paulista, Bariri, Mineiros do Tietê, Porangaba, Bauru, São Paulo, Penápolis, Piraju, Guareí, Cafelândia,Taguaí e Paranapenama, com um caso.

 

Outros números

O secretário municipal de Saúde, André Spadaro, aponta que, atualmente, Cidade tem 3.939 casos confirmados da doença, sendo que 3.686 foram recuperados; 186 estão em isolamento social acompanhados por familiares e equipes de Saúde do Município; 10 internações com a doença confirmada; e 57 óbitos.

As testagens (PCR) realizadas em diferentes pontos da Cidade pela Prefeitura Municipal nas últimas semanas somam 26.926 casos negativos e 3.075 positivos. Em números de óbitos, foram 57 casos, sendo 46 no HC e 11 no Hospital da Unimed. Estão internados no HC, 16 pacientes de Botucatu com suspeita ou confirmação da doença e 02 no Hospital da Unimed.

 

Prevenção contra a doença

Para as festividades de final de ano (Natal e Ano Novo) o secretário de Saúde orienta  à comunidade sobre como prevenir a doença fazendo uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social. Todas as pessoas que apresentarem sintomas gripais devem se afastar de suas atividades, imediatamente, e entrar em contato com a Central de Coronavírus (3811-1519) para realizar os testes, respeitando o período de isolamento domiciliar, junto com todos os que moram na mesma casa até saber o resultado, conforme orientação das equipes de monitoramento.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.