Com 58 mortes, Botucatu se aproxima dos 4 mil casos de moradores infectados pela covid-19
27/12/2020
Com 58 mortes, Botucatu se aproxima dos 4 mil casos de moradores infectados pela covid-19

Dos 24 leitos disponíveis em UTI no HC, 20 estão ocupados, com 6 pacientes de Botucatu e 14 de outras cidades da região e no Hospital da Unimed dos dez leitos reservados para covid-19, dois estão ocupados

 

O mais recente boletim sobre a pandemia de covid-19, o novo coronavírus, divulgado pelo secretário municipal de Saúde, Joel Spadaro, neste final de semana, aponta que Botucatu chega a 3.967 casos de morados que foram infectados desde o início da pandemia.

Desse montante de pessoas infectadas, 3.720 foram recuperadas; 178 estão em isolamento social acompanhados por familiares e equipes de Saúde do Município; 12 internações com a doença confirmada; e 58 óbitos, sendo 47 no HC e 11 no Hospital da Unimed. A mais recente morte em Botucatu foi comunicada neste domingo (27). O paciente tinha 88 anos.

Dos 24 leitos disponíveis no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) 20 estão ocupados (6 pacientes de Botucatu e 14 de outras cidades da região), percentual de 83%. No Hospital da Unimed dos dez leitos reservados para covid-19, dois estão ocupados, percentual de 20%.

Nunca é demais lembrar que por determinação do Ministério da Saúde, conforme a Portaria nº 3.124 publicada em 18 de novembro de 2020, o HCFMB opera com 24 leitos de UTI covid-19. Desde o mês de junho, o HCFMB totalizava 30 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes com diagnóstico confirmado de covid-19. A taxa de ocupação dos leitos de UTI do HC é calculada com base nestes 24 leitos.

 

Números da região

Por cidades, o quadro atual regional de covid-19 no Hospital das Clínicas chega a 112 casos. Além dos óbitos de pacientes de Botucatu, Conchas já registrou 11 mortes; seguida de São Manuel com nove; Laranjal Paulista com sete; Itatinga com cinco; Areiópolis com quatro; Torre de Pedra, Pratânia, Itu, Bofete e Pardinho somam duas mortes; e Arandu, Pirajuí, Itapetininga, Pereiras, Taquarituba, Lençóis Paulista, Bariri, Mineiros do Tietê, Porangaba, Bauru, São Paulo, Penápolis, Piraju, Guareí, Cafelândia, Taguaí e Paranapenama, com um caso.

 

Prevenção contra a doença

Para as festividades de réveillon, o secretário de Saúde orienta  à comunidade sobre como prevenir a doença fazendo uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social. Todas as pessoas que apresentarem sintomas gripais devem se afastar de suas atividades, imediatamente, e entrar em contato com a Central de Coronavírus (3811-1519) para realizar os testes, respeitando o período de isolamento domiciliar, junto com todos os que moram na mesma casa até saber o resultado, conforme orientação das equipes de monitoramento.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.