Pacientes de Botucatu e cidades da região atendidas pelo HC da Unesp somam 113 mortes por covid-19
28/12/2020
Pacientes de Botucatu e cidades da região atendidas pelo HC da Unesp somam 113 mortes por covid-19

O mais recente óbito causado pela doença ocorrida nesta segunda-feira no hospital é de um homem de 65 anos, da Cidade de São Manuel que agora soma 13 casos

 

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) atualizou suas principais informações referentes à covid-19, o novo coronavírus, apontando a morte de um paciente de São Manuel, de 65 anos de idade. Com isso, o número de óbitos no HC, somando Botucatu e demais cidades da região chega a 113 casos.

Também foi divulgada uma alta de paciente com diagnóstico confirmado de covid-19 no HC. Trata-se de um homem de 52 anos, morador de Botucatu. Agora são 214 casos de pacientes que foram diagnosticados com a doença e conseguiram se recuperar.

 

Números de Botucatu

O boletim sobre a pandemia de covid-19 divulgado pelo secretário municipal de Saúde, Joel Spadaro, aponta que Botucatu chegou a 4.014 casos de morados que foram infectados desde o início da pandemia.

Desse montante de pessoas infectadas, 3.831 foram recuperadas; 114 estão em isolamento social acompanhados por familiares e equipes de Saúde do Município; 11 internações com a doença confirmada; e 58 óbitos, sendo 47 no HC e 11 no Hospital da Unimed. A mais recente morte em Botucatu foi comunicada neste domingo (27). O paciente tinha 88 anos.

Dos 24 leitos disponíveis no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) 20 estão ocupados (6 pacientes de Botucatu e 14 de outras cidades da região), percentual de 83%. No Hospital da Unimed dos dez leitos reservados para covid-19, dois estão ocupados, percentual de 20%.

Nunca é demais lembrar que por determinação do Ministério da Saúde, conforme a Portaria nº 3.124 publicada em 18 de novembro de 2020, o HCFMB opera com 24 leitos de UTI covid-19. Desde o mês de junho, o HCFMB totalizava 30 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes com diagnóstico confirmado de covid-19. A taxa de ocupação dos leitos de UTI do HC é calculada com base nestes 24 leitos.

 

Números da região

Por cidades, o quadro atual regional de covid-19 no Hospital das Clínicas chega a 113 casos. Os óbitos de pacientes de Botucatu somam-se aos de Conchas que já registrou 11 casos, seguida de São Manuel com 10; Laranjal Paulista com sete; Itatinga com cinco; Areiópolis com quatro; Torre de Pedra, Pratânia, Itu, Bofete e Pardinho somam duas mortes; e Arandu, Pirajuí, Itapetininga, Pereiras, Taquarituba, Lençóis Paulista, Bariri, Mineiros do Tietê, Porangaba, Bauru, São Paulo, Penápolis, Piraju, Guareí, Cafelândia, Taguaí e Paranapenama, com um caso.

 

Prevenção contra a doença

Para as festividades de réveillon, o secretário de Saúde orienta  à comunidade sobre como prevenir a doença fazendo uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social. Todas as pessoas que apresentarem sintomas gripais devem se afastar de suas atividades, imediatamente, e entrar em contato com a Central de Coronavírus (3811-1519) para realizar os testes, respeitando o período de isolamento domiciliar, junto com todos os que moram na mesma casa até saber o resultado, conforme orientação das equipes de monitoramento.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.