Saúde registra em Botucatu o primeiro caso de munícipe suspeito de morte por covid-19 em 2021
01/01/2021
Saúde registra em Botucatu o primeiro caso de munícipe suspeito de morte por covid-19 em 2021

Morador suspeito de ter se infectado com o vírus dias antes deu entrado no Pronto Socorro Regional com parada cardíaca

 

Nas últimas 24 horas, também houve mais um óbito de paciente com diagnóstico confirmado de covid-19 no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Trata-se de um homem de 86 anos, morador de Paulínia

 

Na noite desta sexta-feira, 1º de janeiro, o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, divulgou o primeiro boletim de 2021 sobre a pandemia de covid-19, o novo coronavírus. Entre os dados foi divulgado a morte suspeita de um morador da Cidade, com mais de 70 anos, que deu entrado no Pronto Socorro Regional com parada cardíaca, mas não resistiu e veio a falecer.

Ocorre que esse morador é suspeito de ter se infectado com o vírus, dias antes. De acordo com o secretário, foi realizado o teste RT-PCR e o resultado oficial deverá ser conhecido nas próximas horas. A família está sendo assistida.

Nas últimas 24 horas, também houve mais um óbito de paciente com diagnóstico confirmado de covid-19 no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Trata-se de um homem de 86 anos, morador de Paulínia.

Ainda nesse primeiro boletim de 2021, o secretário que Botucatu aponta que a pandemia fecha o ano de 2020 com 4.195 moradores infectados e 58 mortos confirmados. Dessas pessoas infectadas, 3.921 foram recuperadas; 196 estão em isolamento social acompanhados por familiares e equipes de Saúde do Município; 20 internações com a doença confirmada; e 58 óbitos, sendo 47 no HC e 11 no Hospital da Unimed.

Já os testes RT-PCR realizados pela Prefeitura Municipal detectaram 184 casos negativos e 40 positivos, sendo 30 com síndrome gripal e 19 assintomáticos (que não apresentam sintomas).  No total, desde o início da pandemia, a Prefeitura já computou 27.874 testes negativos e 3.281 positivos.

Dos 24 leitos disponíveis no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) 20 estão ocupados (seis pacientes de Botucatu e 14 de outras cidades da região), percentual de 83%. No Hospital da Unimed dos dez leitos reservados para covid-19, três estão ocupados, percentual de 30%.

Nunca é demais lembrar que por determinação do Ministério da Saúde, conforme a Portaria nº 3.124 publicada em 18 de novembro de 2020, o HCFMB opera com 24 leitos de UTI covid-19. Desde o mês de junho, o HCFMB totalizava 30 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes com diagnóstico confirmado de covid-19. A taxa de ocupação dos leitos de UTI do HC é calculada com base nestes 24 leitos.

 

Altas e óbitos

Nas últimas 24 horas, duas altas de pacientes com diagnóstico confirmado da doença foram registradas no HCFMB, sendo um homem de 49 anos, morador de Botucatu e outro de Areiópolis, com 57 anos. Com isso o HC chega a 217 casos de altas hospitalares. Estão internados naquele hospital que atende a várias cidades da região, 39 pacientes, sendo 20 suspeitos aguardando o resultado dos exames e 19 com diagnóstico da doença confirmado.

Por cidades, o quadro atual regional de óbitos por covid-19 no Hospital das Clínicas chega a 114 casos. Os óbitos de pacientes de Botucatu somam-se aos de Conchas que já registrou 11 casos, seguida de São Manuel com 10; Laranjal Paulista com sete; Itatinga com cinco; Areiópolis com quatro; Torre de Pedra, Pratânia, Itu, Bofete e Pardinho somam duas mortes; e Arandu, Pirajuí, Itapetininga, Pereiras, Taquarituba, Lençóis Paulista, Bariri, Mineiros do Tietê, Porangaba, Bauru, São Paulo, Penápolis, Piraju, Guareí, Cafelândia, Taguaí, Paulínea e Paranapenama, com um caso.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.