HC da Unesp de Botucatu volta a contar com 30 leitos em UTI para atender pacientes com covid-19
06/01/2021
HC da Unesp de Botucatu volta a contar com 30 leitos em UTI para atender pacientes com covid-19

Por determinação do Ministério da Saúde, conforme a Portaria nº 3.124 publicada em 18 de novembro de 2020, o HCFMB que tinha 30 leitos passou a operar com 24 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes com diagnóstico confirmado de covid-19

 

A partir desta quinta-feira, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM), da Unesp de Botucatu, volta a operar com 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender pacientes graves diagnosticados com covid-19, o novo coronavírus. Há algumas semanas o prefeito Mário Pardini vinha tratando com o HC e com o Governo do Estado essa ampliação, com o objetivo da retomada da capacidade de leitos existente meses atrás.

Por determinação do Ministério da Saúde, conforme a Portaria nº 3.124 publicada em 18 de novembro de 2020, o HCFMB passou a operar com 24 leitos de UTI covid-19. Desde o mês de junho, o HCFMB totalizava 30 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes com diagnóstico confirmado de covid-19. Com isso, a taxa de ocupação dos leitos de UTI do HC passou a ser calculada com base nestes 24 leitos.

“Hoje, o índice de ocupação do HC é de 83%, considerando 24 leitos. Se já estivéssemos com esses 6 novos leitos, neste momento teríamos ocupação de 67%’, compara o prefeito. “Essa é uma luta de todos e por isso precisamos ainda da colaboração da população, usando máscara, higienizando as mãos com frequência e evitando aglomerações”, acrescenta o chefe do Executivo botucatuense.

 

Reforço de leitos

Depois da confirmação da ativação de 6 seis leitos de UTI para tratamento da covid-19 no Hospital das Clínicas, o prefeito esteve com o presidente da Unimed de Botucatu, Walfrido Oberg, para reforçar a contratação dos leitos de retaguarda na rede particular, contrato que foi renovado recentemente.

“Já temos 150 diárias contratadas, que, graças a Deus, não precisamos usar, e caso os leitos do HC fiquem todos ocupados, a Unimed, mesmo com parte dos leitos ocupados, novamente se comprometeu a abrir 10 leitos de UTI adicionais na Unidade I (antiga Misericórdia), para assim garantir o cuidado e enfrentamento necessário durante a pandemia”, disse Pardini.

O prefeito não deixa de enfatizar que a participação da comunidade é muito importante nessa luta contra o vírus. “Vamos vencer juntos a covid-19 e contamos com o apoio da população reforçando medidas de distanciamento social, evitando aglomerações, utilizando máscaras todas as vezes que tiverem que sair de casa e higienizando as mãos com frequência”, concluiu.

 

 


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.