Com mais dois casos registrados no HC, Botucatu chega a 61 casos de óbitos causados por covid-19
06/01/2021
Com mais dois casos registrados no HC, Botucatu chega a 61 casos de óbitos causados por covid-19

Desde o início da pandemia a Cidade computa 4.464 moradores infectados confirmados, sendo 4.045 recuperadas; 333 em isolamento social acompanhados por familiares e equipes de Saúde do Município; 25 internações com a doença confirmada; e os 61 óbitos, sendo 49 no HC, 11 no Hospital da Unimed e 1 no PS Regional

 

Divulgado nesta quarta-feira (6) o boletim sobre a pandemia de covid-19, o novo coronavírus, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) apresentou mais duas mortes de pacientes de Botucatu: um homem de 77 anos e uma mulher de 64. Agora o HC, soma 116 óbitos somando moradores de Botucatu e demais pacientes que vieram de outras cidades da região. Com mais esses casos recentes, Botucatu chega a 61 mortes causadas pela doença, sendo 49 no HC, 11 no Hospital da Unimed e 1 no PS Regional.

Também o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, atualizou os dados da  doença na Cidade computando 4.464 moradores infectados. Dessas 4.195 pessoas, 4.045 foram recuperadas; 333 estão em isolamento social acompanhados por familiares e equipes de Saúde do Município; 25 internações com a doença confirmada; e os 61 óbitos.

Dos 24 leitos disponíveis no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) 20 estão ocupados (seis pacientes de Botucatu e 14 de outras cidades da região), percentual de 83%, depois de chegar ao patamar de 91%. No Hospital da Unimed dos dez leitos reservados para covid-19, seis estão ocupados, percentual de 60%.

Já os testes RT-PCR realizados pela Prefeitura Municipal entre os dias 1 a 4 de janeiro, detectaram 375 casos negativos e 118 positivos, sendo 99 com síndrome gripal e 19 assintomáticos (que não apresentam sintomas).  No total, desde o início da pandemia, a Prefeitura já computou 28.705 testes negativos e 3.525 positivos.

 

Altas e óbitos

Vale lembrar que o HC chega a 220 casos de altas hospitalares, desde o início da pandemia. Estão internados, atualmente, naquele hospital que atende a várias cidades da região, 44 pacientes, sendo 26 suspeitos aguardando o resultado dos exames e 18 com diagnóstico da doença confirmado. Nas últimas 24 horas, duas altas de pacientes com diagnóstico confirmado de covid-19 foram registradas: uma mulher de  62 anos, moradora de Piraju e outra de 57 anos, moradora de Botucatu.

Por cidades, o quadro atual regional de óbitos por covid-19 no Hospital das Clínicas chega a 116 casos. Os óbitos de pacientes de Botucatu somam-se aos de Conchas que já registrou 11 casos, seguida de São Manuel com 10; Laranjal Paulista com sete; Itatinga com cinco; Areiópolis com quatro; Torre de Pedra, Pratânia, Itu, Bofete e Pardinho somam duas mortes; e Arandu, Pirajuí, Itapetininga, Pereiras, Taquarituba, Lençóis Paulista, Bariri, Mineiros do Tietê, Porangaba, Bauru, São Paulo, Penápolis, Piraju, Guareí, Cafelândia, Taguaí, Paulínea e Paranapenama, com um caso.

 

Prevenção contra a doença

O secretário de Saúde continua alertando à comunidade citando o elevado número de transmissão da doença em razão do relaxamento das medidas de prevenção aliadas as festividades de fim de ano. Aponta que para prevenir a doença a pessoa deve usar máscara, higienizar constantemente as mãos e manter o distanciamento social.

Orienta para que todas as pessoas que apresentarem sintomas gripais se afastem de suas atividades, imediatamente e entrem em contato com a Central de Coronavírus (3811-1519) para realizar os testes, respeitando o período de isolamento domiciliar, junto com todos os que moram na mesma casa até saber o resultado, conforme orientação das equipes de monitoramento.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.